Alckmin divulga membros da equipe de transição na economia e assistência social
Simone Tebet, Andre Lara Resende, Nelson Barbosa e Guilherme Mello estão entre os nomes que comandarão dois dos grupos técnicos do governo de transição de Lula (PT)
16:53 | Nov. 08, 2022
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), divulgou os nomes para o gabinete de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político do Partido Socialista Brasileiro confirmou a lista na equipe de transição em entrevista coletiva nesta terça-feira, 8.
Alckmin assinou na tarde desta terça-feira, 8, a portaria que estabelece o gabinete de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo de transição tem início com a confirmação do resultado da eleição e se encerra com a posse do novo presidente.
Em coletiva, Alckmin confirmou os quatro coordenadores gerais da transição. Como braço direito do coordenador-geral do gabinete de transição, o ex-deputado Floriano Pesaro foi cotado para gerir a coordenação executiva da equipe de transição.
A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, ficará responsável pela coordenação de articulação política e Aloizio Mercadante, ex-ministro, será o coordenador de grupos técnicos.
Geraldo Alckmin (PSB) é coordenador-geral da equipe de transição entre o governo Bolsonaro (PL) e o governo Lula (PT).
Janja Silva, socióloga e futura primeira-dama, também terá um cargo no governo de transição, ela ficará responsável pela coordenação da organização da posse.
O vice-presidente divulgou os nomes que coordenarão dois dos 31 grupos técnicos que compõem a equipe de transição. Os nomes cotados para o grupo da economia, são:
- André Lara Resende
- Persio Arida
- Guilherme Mello
- Nelson Barbosa.
Os economistas Persio Arida e André Lara Resende são conhecidos por criar o Plano Real. O professor da Unicamp, Guilherme de Mello, participou da criação do plano de governo de Lula como coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas. Nelson Barbosa é ex-ministro da Fazenda e do Planejamento no Governo Dilma Rousseff.
Em entrevista coletiva, Alckmin ainda afirmou que Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, também deve fazer parte da transição. "É muito importante a sua experiência, a sua participação", afirmou.
Alckmin também divulgou o grupo técnico de assistência social, que terão os seguintes nomes compondo o comando da área:
- Simone Tebet
- Marcia Lopes
- Tereza Campello
- André Quintão.
Simone Tebet foi candidata a presidência da república pelo MDB, ficando em terceiro lugar no primeiro turno das eleições de 2022. Tebet firmou apoio à Lula durante o segundo turno e participou da campanha do petista contra Jair Bolsonaro (PL).
Márcia Lopes foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff entre 2010 e 2011 e é assistente social e professora. Tereza Campello comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2011 e 2016 na gestão de Dilma e é economista e professora universitária.
O governo de transição entre Bolsonaro e Lula terá 31 grupos técnicos, sendo eles:
- Agricultura, pecuária e abastecimento;
- Assistência social
- Centro de governo;
- Cidades;
- Ciência, tecnologia e inovação;
- Comunicações;
- Cultura;
- Defesa;
- Desenvolvimento agrário;
- Desenvolvimento regional;
- Direitos humanos;
- Economia;
- Educação;
- Esporte;
- Igualdade racial;
- Indústria, comércio e serviços;
- Infraestrutura;
- Inteligência estratégica;
- Justiça e segurança pública;
- Meio ambiente;
- Minas e energia;
- Mulheres;
- Pesca;
- Planejamento, orçamento e gestão;
- Povos originários;
- Previdência social;
- Relações exteriores;
- Saúde;
- Trabalho;
- Transparência, integridade e controle;
- Turismo
Alckmin também divulgou os políticos que participarão do conselho político no governo de transição. Os nomes a seguir participarão da transição representando seus respectivos partidos:
- Antônio Brito (PSD)
- Carlos Siqueira (PSB)
- Daniel Tourinho (Agir)
- Felipe Espirito Santo (PROS)
- Gleisi Hoffmann (PT)
- Guilherme Ítalo (Avante)
- Jefferson Coriteac (Solidariedade)
- José Luiz Penna (PV)
- Juliano Medeiros (PSOL)
- Luciana Santos (PC do B)
- Wesley Diógenes (Rede)
- Wolney Queiroz (PDT)
Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, e os deputados federais reeleitos Rui Falcão (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Reginaldo Lopes (PT-MG), líder do PT na Câmara, estavam ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, no momento da coletiva de imprensa.
Leia mais
-
Alckmin divulga membros da equipe de transição na economia e assistência social
-
PL oficializa oposição a Lula e convida Bolsonaro para ser presidente de honra
-
PSD vai integrar equipe de transição de Lula; MDB deve anunciar apoio nesta terça
-
Tebet vai colaborar com área de desenvolvimento social na equipe de transição, diz Alckmin
-
Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias são ameaçados em bar no DF; veja vídeo