Operação apreende celular do prefeito de Horizonte em investigação da morte de vereador
Além de Nezinho Farias, vereadores e políticos do município também tiveram aparelhos apreendidos
19:31 | Nov. 04, 2022
A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) cumpriu nessa quinta-feira, 3, 15 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva relacionadas as investigações sobre a morte do vereador de Horizonte Franzé do Hospital, ocorrida numa churrascaria em 5 de agosto. Entre os alvos da operação está o prefeito do Município, Nezinho Farias (sem partido), além de vereadores e outros políticos locais.
Foram apreendidos os aparelhos celulares deles. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito por intermédio da secretária — visto que ele teve celular apreendido — mas até a publicação desta matéria não havia obtido retorno. A assessoria de imprensa do político, no entanto, enviou nota sobre o caso neste sábado, 5, na qual o gestor classificou a operação como "flagrante injustiça". Confira a nota clicando aqui.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPD), uma pessoa foi presa em flagrante na operação por posse irregular de munições. Já o suspeito de ter efetuado o crime, Fábio Araújo de Sousa teve prisão preventiva cumprida pelos agentes. Ele já estava preso por outro crime. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Beberibe, Fortaleza e Horizonte.
Franzé foi executado em 5 de agosto numa churrascaria em Horizonte, quando estava com outros parlamentares de oposição. O assassino, apontado pela Polícia como como Fábio Araújo de Sousa, chegou em uma motocicleta e rendeu todos que estavam no local. Ele disparou contra o vereador e fugiu sem levar nada, nem mesmo os aparelhos de celular que estavam sobre a mesa.
A vítima era filiada ao Progressistas e tinha 44 anos. Antes de ser vereador, ele era técnico de laboratório e raio-X na rede hospitalar de Horizonte. Nascido em Fortaleza, o parlamentar deixou um filho e a esposa.
Confira nota na íntegra:
"A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (03), uma operação para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, relacionados à investigação sobre a morte do vereador da cidade de Horizonte, Francisco José dos Santos, o "Franzé do Hospital" , ocorrida no último dia 05 de agosto. As medidas judiciais foram cumpridas nas cidades de Beberibe, Fortaleza e Horizonte.
Na residência de um dos alvos, a PC-CE localizou carregadores e munições de uma pistola. Por conta do material, o alvo foi preso em flagrante por posse irregular de munições. Ele foi conduzido para a delegacia, onde foi feito flagrante e arbitrada fiança, conforme previsto em lei. Também durante a operação, a PC-CE cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de Fábio Araújo de Sousa (32), suspeito de ser o executor do crime.
Ele já se encontrava preso em uma unidade prisional do Estado. Mais detalhes do trabalho policial não serão divulgados para preservar a investigação em andamento e devido caso correr em segredo de justiça".
Leia a nota do prefeito na íntegra:
"Recebi com a tranquilidade de quem nada deve e com a indignação de quem tem sua vida invadida por uma flagrante injustiça, a busca e apreensão de meu aparelho celular por uma operação policial.
Me declaro o maior interessado na solução do inaceitável caso de assassinato ocorrido em Horizonte, cidade a qual tenho a honra de administrar pelo quarto mandato.
A barbárie cometida contra um vereador não pode e não ficará impune - contra essa possibilidade tenho cobrado regularmente aos órgãos de segurança pública do estado desde o dia do ocorrido.
Mas a apreensão do meu telefone, causa absoluta estranheza, uma vez que eu o ofereci a autoridade policial no dia do meu depoimento - o que não foi aceito na ocasião por decisão do Delegado responsável. Toda e qualquer forma de ajuda para a elucidação do caso e responsabilização do crime terá meu irrestrito apoio.
Nezinho Farias"
Atualizada às 15h55min deste sábado, 5, para incluir posicionamento do prefeito