Motociclista avança sobre grupo de estudantes da UFC durante protesto

O homem foi agarrado pelo pescoço por um dos manifestantes, derrubado e atingido com socos e empurrões

20:24 | Out. 07, 2022

Por: Luciano Cesário
Manifestantes imobilizaram o motociclista no meio da via (foto: Reprodução)

Um motociclista avançou sobre grupo de estudantes que participava de protesto no cruzamento da Avenidas a Universidade com 13 de Maio, na tarde desta sexta-feira, 7, em Fortaleza. A ação foi filmada por pessoas que estavam no local.

Na gravação, o motociclista aparece discutindo com alguns estudantes que bloqueavam o trânsito no trecho. Ele desce da moto, conversa com o grupo e na sequência retorna ao veículo e acelera o veículo em direção aos manifestantes.

Nas imagens, não é possível identificar se alguém foi atropelado. Um outro trecho do vídeo mostra o momento em que o motociclista é derrubado pelos manifestantes junto com o veículo.

Um dos estudantes o agarra pelo pescoço e o imobiliza. Em seguida, o homem é cercado por outras pessoas que também participavam do protesto e atingido com socos e empurrões, até a gravação ser encerrada.

VEJA O VÍDEO

O POVO procurou a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) para saber se houve registro de ocorrência relacionada ao caso. A corporação informou que foi acionada, mas no momento em que as viaturas chegaram ao local, não havia mais manifestantes presentes. 

O protesto foi organizado pelos estudantes contra o contingenciamento de verbas no orçamento do Ministério da Educação (MEC).

Antes de bloquear o trânsito, os manifestantes derrubaram o gradil da entrada da reitoria e ocuparam os jardins do prédio com faixas, bandeiras e cartazes.

O protesto foi realizado após o Governo Federal anunciar bloqueio temporário de R$ 328,5 milhões no orçamento das universidades federais. Após pressão de entidades estudantis e de associações que representam docentes e técnicos administrativos, o MEC voltou atrás na decisão.

O titular da pasta, ministro Victor Godoy, garantiu, na tarde desta sexta-feira, 7, que os recursos serão liberados de acordo com a previsão orçamentária anual de cada instituição de ensino.

Atualizada às 22h55min