Alunos fazem manifestação na UFC contra cortes de verbas na educação

A mobilização foi organizada após a publicação de uma norma que definia mais um contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. Governo recuou da medida

Alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam manifestação na tarde sexta-feira, 7, contra o corte de verbas anunciado pelo Governo Federal. Os estudantes ocuparam a reitoria da instituição, localizada no bairro Benfica, e realizaram o bloqueio da avenida da Universidade.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem e exibiam cartazes contra o Governo Federal. Na ação, o portão da sede da reitoria foi derrubado, mas foi recolocado após alguns minutos do fim do ato.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A mobilização foi organizada após a publicação de uma norma que definia mais um contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. O decreto foi assinado na última sexta-feira, 1º, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A decisão afetaria a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

No documento, era oficializado um corte de 5,8%, resultando em uma redução de R$ 328,5 milhões. Este valor, se somado ao montante que já havia sido bloqueado ao longo do ano, totalizaria R$ 763 milhões retirados das universidades federais do orçamento que havia sido aprovado para este ano.

O MEC foi muito pressionado pelos alunos, universidades e entidades do setor da educação, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na tarde desta sexta-feira, 7, o Governo voltou atrás na decisão, como anunciado pelo ministro da educação, Victor Godoy. O titular confirmou que haverá a liberação dos recursos para as instituições federais.  

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

educação mec bloqueio de verbas alunos ufc fazem manifestação fortaleza universidade federal cortes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar