UFCA afirma que bloqueio de verbas da educação pode inviabilizar o funcionamento da universidade

O Governo Federal anunciou mais um bloqueio orçamentário para a educação que vai impactar as instituições federais

16:07 | Out. 06, 2022

Por: Júlia Duarte
campus da UFCA , em Juazeiro do Norte (foto: Divulgação/UFCA)

A Administração Superior da Universidade Federal do Cariri (UFCA) afirmou que o novo bloqueio dos recursos do Ministério da Educação (MEC) pode inviabilizar o funcionamento da universidade. Em comunicado nesta quinta-feira, 6, a instituição falou que mais de R$ 915 mil deixarão de ser enviados.

"Esse bloqueio afetará despesas discricionárias planejadas ou comprometidas, com consequências que poderão inviabilizar o funcionamento da Universidade", disse a UFCA em nota. A administração reiterou que tem um "compromisso junto à Comunidade Universitária"  e vai tomar todas as medidas necessárias para a manutenção do funcionamento da Universidade

O Governo Federal anunciou de mais um bloqueio orçamentário para a educação, estabelecido pelo Decreto nº 11.216/2022, que altera o Decreto nº 10.961, de 11 de fevereiro de 2022. Esse bloqueio foi imediatamente repassado, via Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC, às universidades e aos institutos federais.

Foi restringindo o limite orçamentário financeiro no Ministério da Educação (MEC), na ordem de 5,8%. O resultado será a redução no empenho de despesas das universidades no montante de R$ 328,5 milhões.

A Universidade Federal do Ceará, que também é listada para ter recursos cortados, foi procurada. Assim que houver resposta, a matéria será atualizada.