Fortaleza reconhece a cidadania de Rosa da Fonsêca

Entrega póstuma do título de cidadã será nesta sexta-feira, 23

Rosa da Fonsêca recebe de forma póstuma o título de cidadã de Fortaleza, concedido pela Câmara Municipal, em cerimônia nesta sexta-feira, 23. Natural de Quixadá, ela morreu no último dia 1º de junho, aos 73 anos. Rosa foi professora da rede pública municipal de Fortaleza, vereadora, sindicalista, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Ceará. Foi presa e torturada pela ditadura militar.

Rosa nasceu em 24 de abril de 1949. Aos 13 anos, começou a atuar na educação, com alfabetização de adultos na Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo. Ensinou nos grupos escolares de Quixadá. Aos 18 anos, em 1967, foi a Fortaleza para participar da primeira de muitas greves na trajetória. Iniciava ali a história de militância com a capital. Em 1968, mudou-se em definitivo para Fortaleza, para se preparar para o vestibular. Mas, não só isso. Rosa começava a se aproximar de organizações revolucionárias de esquerda. Decidiu morar na Capital e se engajar definitivamente depois do assassinato do estudante Edson Luís pela ditadura militar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nas décadas que se seguiram foi presa, atuou no movimento pela anistia, na organização de movimentos pela moradia, de mulheres, na articulação de sindicatos e na retomada dos partidos políticos. Foi das mais importantes apoiadoras da eleição e da administração de Maria Luiza Fontenele, um marco para as esquerdas. Mas, nunca ocupou cargo na Prefeitura.

Fez oposição destacada e barulhenta a administrações como as de Tasso Jereissati no Estado, Juraci Magalhães em Fortaleza e Ciro Gomes em ambos.

Foi vereadora, concorreu a deputada estadual, deputada federal e vereadora, até romper com a ideia de política e ser uma das fundadoras do grupo Crítica Radical, que defende a emancipação humana como instrumento de transformação do mundo, para além dos limites do capitalismo ou do socialismo.

A proposta do título de cidadã foi apresentada pela vereadora Larissa Gaspar (PT). A cerimônia de entrega ocorre nesta sexta-feira, 23, às 19 horas.

Serviço

Título de cidadã de Fortaleza para Rosa da Fonsêca

Quando: sexta-feira, 23 de setembro (23/09)

Horário: 19 horas

Onde: Câmara Municipal de Fortaleza, rua Thompson Bulcão, 830, bairro Luciano Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rosa da Fonsêca sindicalismo esquerda Câmara Municipal de Fortaleza Crítica Radical

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar