Dr. Cabeto diz que Camilo é o responsável pela não convocação de aprovados no concurso da Funsaúde

Tucano comentou o assunto em publicação nas redes sociais

O ex-titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto (PSDB), disse que o ex-governador Camilo Santana (PT) é o responsável pela não convocação de aprovados no concurso da Fundação Regional da Saúde do Ceará (Funsaúde). As afirmações foram feitas pelo tucano nos comentários de uma postagem no Instagram.

O político publicou uma foto com a candidata à Presidência Simone Tebet (MDB), que visitou o Estado na última quinta-feira, 15, ao lado do senador Tasso Jereissati (PSDB), com a legenda: “Pense num voto bom”. Nos comentários, um dos internautas fez uma crítica ao ex-secretário. “Pense numa decepção, Dr. Cabeto. O senhor e seu partido estão apoiando o único candidato que não se manifesta sobre a Funsaúde e que apaga as postagens referentes à Fundação”, disse, referindo-se ao apoio da sigla à candidatura de Roberto Cláudio (PDT).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Logo depois, o tucano afirmou que o seguidor não estava sendo “justo”, e destacou: “O único responsável por não convocar os aprovados é o ex-governador Camilo Santana. Ele mudou a lei da Funsaúde logo após a minha saída. Não vamos desviar as responsabilidades. Perguntem ao ex-governador, é mais simples e objetivo”, afirmou.

As mudanças às quais Cabeto cita se referem a um projeto de lei (PL), que foi enviado pelo Governo do Ceará à Assembleia Legislativa poucos dias antes do primeiro concurso da entidade, em 2021. Na época, algumas das modificações foram aprovadas na Casa. As mudanças deram, por exemplo, mais poder de controle ao chefe do Executivo, dando a ele a possibilidade de indicar quatro integrantes ao Conselho Curador do órgão, e não dois, como era previsto antes. Já o secretário da Saúde, que nas regras anteriores tinha o direito de indicar quatro membros, teve a quantidade reduzida para dois. 

Além disso, todos os cargos durante o mandato, tanto do Conselho Curador como da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fundação poderão ser substituídos por ato do governador, podendo estes serem desligados mediante renúncia voluntária ou perderem o cargo.

Em outro comentário da publicação do Instagram, o político classificou as alterações como “golpe”, e disse que esse foi um dos motivos para sua saída da secretaria da gestão petista.

Questionado pelo O POVO se fez alguma denúncia ao Ministério Público sobre o assunto, Cabeto disse que participou apenas de uma audiência. “Está gravada, onde esclareci todos os detalhes e responsabilidades”, acrescentou.

Em agosto do ano passado, o gestor deixou a pasta após dois anos e sete meses à frente dela. Na época, o então governador Camilo Santana fez o anúncio nas redes sociais, afirmando que Cabeto havia manifestado “seu desejo de saída".

O tucano foi um dos cotados para concorrer ao Senado contra o petista nas eleições de 2022, pela coligação de Roberto Cláudio, mas declinou do convite. Ele acabou sendo registrado como suplente do empresário Amarílio Macêdo (PSDB), que não participa da disputa após uma decisão que retirou a federação formada pela sigla tucana e o Cidadania da chapa do pedetista.

O POVO pediu mais detalhes ao ex-secretário sobre os comentários feitos nas redes sociais e aguarda resposta. A reportagem enviou mensagens à assessoria de imprensa de Camilo Santana, durante a tarde desta sexta-feira, 16, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Funsaúde e concurso

O Fundo Regional de Saúde foi criado em 24 de março de 2020, a partir da sanção da Lei nº 17.1786/2020. Em junho do mesmo ano, Camilo Santana anunciou a publicação do edital do concurso no Diário Oficial do Estado. Mais de 160 mil se inscreveram para o certame que oferece cargos de assistência à saúde e cargos administrativos de nível médio e nível superior.

Colaborou Henrique Araújo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dr cabeto camilo santana funsaude concurso funsaude convocação concurso funsaude

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar