Pacheco é o primeiro chefe de Poder brasileiro a lamentar morte da rainha Elizabeth II
Presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o falecimento da monarca britânica
16:47 | Set. 08, 2022
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), foi o primeiro chefe de Poder do Brasil a lamentar a morte da Rainha Elizabeth II, anunciada nesta quinta-feira, 8, pelo Palácio de Buckingham. No Twitter, Pacheco disse que a monarca "cumpriu seu papel constitucional com louvor e foi exemplo de estadista".
"Recebo com tristeza a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II. [...] Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido", escreveu o senador na publicação.
Recebo com tristeza a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era a chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 Estados independentes dos Reinos da Comunidade de Nações. (+)
O chefe do Poder Judiciário, Luiz Fux, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Jair Bolsonaro (PL), chefe do Poder Executivo, ainda não haviam se pronunciado sobre o falecimento da rainha até a publicação da matéria.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi o primeiro integrante do alto escalão do governo a publicar pronunciamento nas redes sociais. Ele classificou a morte da rainha como "uma grande perda para todo o mundo" e disse que Elizabeth II "serviu de exemplo para muitos e cumpriu sua missão de vida".