TCE-CE sedia seminário sobre governança e controle fiscal com presença de ministro do TCU

O Nordeste foi a primeira região contemplada com o evento. Objetivo é possibilitar reflexões acerca de temas estratégicos

16:41 | Jul. 27, 2022

Por: Marcelo Teixeira
TCE do Ceará vai ser sede de seminário IRB 2022, com presença de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) (foto: Divulgação/TCE do Ceará)

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai sediar, nesta sexta-feira, 29, o “Seminário IRB 2022: integração diálogo e conhecimento”, às 9 horas. O evento, que tem como tema central “Governança e Monitoramento Fiscal de Entes da Federação”, vai contar com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, do presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, e do presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

O intuito é possibilitar reflexões relativas a temas estratégicos, proporcionando o fortalecimento das discussões em torno de novas perspectivas associadas aos desafios da sociedade contemporânea. Serão palestras e painéis, com a exposição de estudos e compartilhamento de experiências, fomentando o intercâmbio de conhecimentos.

Os interessados podem realizar a inscrição, sem custos, por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no site da Escola de Contas do TCE Ceará.

O Nordeste foi a primeira região do país contemplada com o Seminário IRB 2022. Ao decorrer do ano, as outras regiões devem ser palco para o evento. Ele possui realização pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Confira a programação:

Abertura

Palestra sobre Governança no Brasil

Palestrante

Ministro Augusto Nardes (Tribunal de Contas da União)

Em seguida

Palestra sobre a Epistemologia e Maturidade das Entidades Fiscalizadoras no âmbito do Controle Externo

Palestrante

Conselheiro Sebastião Helvécio (presidente do Comitê de Gestão da Informação do IRB)

Durante o período da tarde

Palestra: a importância do Controle Fiscal

Palestrante

Conselheiro Edilberto Pontes (presidente do IRB e vice-presidente do TCE Ceará)

Depois: apresentação do Painel de Controle

Feita por: conselheiro Rodrigo Chamoun (presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo)