Agregador O POVO: Governo Bolsonaro é reprovado por 52% da população
O levantamento foi realizado pela nova ferramenta do Agregador de Pesquisas do O POVO, que permite a análise de gráficos de aprovação e avaliação do governo.
17:56 | Jul. 15, 2022
Dados do Agregador de Pesquisas do O POVO revelam que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 52% da população. O estudo considera análise de oito institutos de pesquisas, publicados desde janeiro deste ano. O ápice de desaprovação do governo foi de 60%, nos meses de março e junho, enquanto o mínimo chegou a 41%.
Embora o percentual de desaprovação do governo federal seja alto, o maior desde a redemocratização, houve queda de dez pontos percentuais entre fevereiro e o final de abril - era 59%, foi para 49%. A recuperação ao patamar anterior, a partir do final de maio, também foi observada.
Já o cenário de aprovação está em 36%. População que não sabe opinar ou não responderam é 8%. A avaliação do governo é considerada ruim ou péssima por 44% da população. Bom ou ótimo são 24%.
O governo vem enfrentando uma série de desgastes em 2022. De maio até junho, o Planalto foi alvo de críticas por causa do anúncio de mais um aumento dos combustíveis, das mortes na Amazônia do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, além da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, acusado de corrupção no Ministério da Educação (MEC).
Leia mais
O levantamento foi realizado pela nova ferramenta do Agregador de Pesquisas do O POVO, que permite a análise de gráficos de aprovação e avaliação do governo. A ferramenta faz parte da plataforma multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO, e possui o objetivo de proporcionar ao leitor uma compreensão ainda mais precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.