Youtube suspende canal da Assembleia Legislativa de São Paulo por sete dias

Durante transmissão de audiência na Alesp, o deputado estadual Douglas Garcia mostrou um documentário que, segundo o Youtube, desrespeitou as diretrizes da plataforma contra a desinformação

13:20 | Jun. 30, 2022

Por: Ana Alice Guedes
Douglas Garcia na Assembleia Legislativa de São Paulo (foto: ALESP/DIVULGAÇÃO)

O YouTube suspendeu o canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante o período de sete dias. A medida está valendo desde desta segunda-feira (27). Segundo a plataforma, a medida foi tomada após o desrespeito à política de uso, ocasionado pela vinculação de "informações incorretas" sobre a Covid-19.

A ação foi tomada após a transmissão da audiência em que o deputado estadual Douglas Garcia passou um documentário intitulado como "Lockdown: uma história de desinformação e poder". O longa possui críticas ao uso de máscara para a proteção contra a Covid-19 e relaciona a pandemia aos interesses financeiros da indústria farmacêutica.

No Twitter, o deputado se pronunciou após a suspensão do canal na plataforma.

Eu não preciso me desculpar por absolutamente nada. Quem deve explicações para o Poder Legislativo é o YouTube.

— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) June 30, 2022

Essa não é a primeira vez que o Youtube suspende canais de instituições brasileiras. Em abril deste ano, a plataforma também retirou do ar por sete dias o perfil da Câmara Municipal de Goiânia. O motivo foi descumprimento de regras ao divulgar falsas informações sobre a vacinação contra a Covid-19.