Deputado pedetista vai a evento do PSD e defende Domingos vice
Osmar Baquit reforçou tese de Domingos Filho como vice da candidatura do PDT; espaço tem sido cobiçado também pelo PT no CearáComo tem sido rotina nos últimos fins de semana, o PSD Ceará realizou neste sábado, 25, novo evento regional reforçando busca da sigla pela vaga de vice na chapa da base aliada ao Governo do Ceará. Desta vez, no entanto, chamou a atenção a participação de Osmar Baquit, deputado estadual pelo PDT, que participou de ato no Sertão Central e destacou tese da chapa PDT-PSD.
Em sua fala, o pedetista destacou preferência pela escolha de Domingos Filho, líder maior do PSD local e ex-vice-governador de Cid Gomes (PDT), para a vaga na chapa do partido em 2022. “Defendo o nome de Domingos Filho como candidato a vice-governador da candidata ou candidato do PDT, por ser o que mais soma para garantir a continuidade do projeto. Ele foi vice do Cid Gomes e contribuiu muito com o estado do Ceará”, afirma.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Minha preferência pessoal é que o Domingos Filho seja nosso companheiro de chapa. Está capacitado e, se for escolhido, vamos arregaçar as mangas e continuar nosso projeto”, diz ainda. O evento foi realizado em Quixeramobim, no Sertão Central, e teve a presença de diversos prefeitos da região e dos pré-candidatos do partido a deputado federal.
Filho de Domingos Filho e pré-candidato à reeleição, o deputado federal Domingos Neto comemorou a fala de Baquit no evento. “O que nós desejamos é repetir uma parceria que já é sucesso aqui, em Quixeramobim, com Cirilo e Edmilson. Até a data da nossa convenção, dia 23 de julho, faremos todo o esforço pra seguir fortalecendo o nosso partido, no Ceará, e defendendo o nome de Domingos Filho na vice-governadoria”, afirma.
A movimentação do PSD ocorrem no momento em que o PT vem dando sinais de que também tem interesse pela vaga de vice na chapa majoritária do bloco governista para a disputa deste ano. Em maio, o deputado federal José Guimarães (PT) chegou a afirmar que não existe "nada acordado" sobre a vaga e que petistas também buscariam o espaço.
"Há pretensões legítimas de todos os partidos. Evidentemente, faremos o melhor para construir a vitória no Ceará", disse, em mensagem publicada nas redes sociais. Curiosamente, o município onde ocorreu o evento do PSD deste sábado, Quixeramobim, é a terra natal e uma das principais bases eleitorais de José Guimarães. Em 2018, ele foi o deputado mais votado no município, com mais de 6,8 mil votos.
Na região, o petista disputa ainda votos contra Domingos e Baquit. Além disso, participou do evento o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que já foi filiado ao PSDB e é adversário histórico do PT no município, apesar de recente aproximação com membros do partido.
Na eleição de 2020, o PSD saiu das urnas como segunda principal força política do Ceará, aumentando o número de prefeitos da sigla de 21 para 28. Já os petistas elegeram, naquela ocasião, apenas 18 prefeitos. De lá para cá, no entanto, o PT tem articulado uma série de "migrações" para a sigla, incluindo pelo menos 14 prefeitos e três deputados estaduais - Augusta Brito (ex-PCdoB), Júlio César Filho (ex-Cidadania) e Nizo Costa (ex-PSB).
As migrações, articuladas pelo ex-governador Camilo Santana (PT) e pelo senador Cid Gomes (PDT), são vistas como parte de uma estratégia do partido para pleitear a vice na chapa do bloco da base aliada.