Senado comemora "Dia Mundial dos Discos Voadores", proposta do senador cearense Girão
Na justificação do requerimento, o senador e outros parlamentares citam um interesse histórico da sociedade em se informar sobre a existência de vida em outros planetas
11:53 | Jun. 24, 2022
O Senado Federal comemora, nesta sexta-feira, 24, em sessão especial, os 75 anos do Dia Mundial da Ufologia, ramo de pesquisa sobre objetos voadores não-identificados (Ovnis) e fenômenos relacionados. O evento atende a requerimento do senador cearense Luis Eduardo Girão (Podemos) e outros parlamentares, aprovado em plenário em 16 de março.
Na justificação de seu requerimento, Girão cita um interesse histórico da sociedade em se informar sobre a existência de vida em outros planetas e sua possível correlação com certos a vistamentos que as Forças Armadas dos Estados Unidos denominam “fenômenos aéreos inexplicados”. Ele explica então o motivo da existência do “Dia Mundial dos Discos Voadores”.
"Desde que começaram a surgir com maior intensidade em 1945, com o advento das armas atômicas, os Ovnis atraíram e ainda atraem crescente número de estudiosos, os ufólogos, que se dedicam a pesquisar sua manifestação e informar os fatos à sociedade, papel que caberia aos governos. E foi a partir de 24 de junho de 1947, após um massivo avistamento de OVNIs nos Estados Unidos e outros países, inclusive o Brasil, que se estabeleceu o que hoje é conhecido como “Dia Mundial dos Discos Voadores”, e a data é comemorada anualmente pelos ufólogos", diz trecho do requerimento.
No documento, o senador critica o “tabu” das autoridades internacionais em torno do tema e enalteceu o papel dos praticantes de ufologia, que, segundo ele, fazem o trabalho de averiguação e divulgação que deveria caber aos governos.
Também assinam o texto Eliziane Gama (CIDADANIA/MA), Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE),Izalci Lucas (PSDB/DF), Jorge Kajuru (PODEMOS/GO), Marcos do Val (PODEMOS/ES), Paulo Rocha (PT/PA) e Reguffe (PODEMOS/DF)
Ainda segundo Girão, o Brasil se destaca como a primeira nação a admitir oficialmente que os OVNIs existem de fato e têm procedência extraterrestre. "A França só faria o mesmo, vindo em segundo lugar, em 1976, 22 anos depois”, comentou.