Élcio Batista decreta luto oficial de três dias em Fortaleza por morte de Rosa da Fonseca
Gestão Municipal destacou que uma das marcas da trajetória de Rosa eram a sua "coerência política" e a "integridade em suas ações"O prefeito em exercício de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-vereadora, ex-presa política e professora Rosa da Fonseca, que morre na última quarta-feira, 1°, e lutava contra um câncer de ovário.
“Rosa foi uma grande lutadora das causas sociais, tendo como marca de sua trajetória, a coerência política e a integridade em suas ações (...) Por tudo que sempre lutou e acreditou, será sempre lembrada na história política do Ceará como a Rosa do Povo”, escreveu Élcio em publicação nas redes sociais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Rosa da Fonseca teve importante participação na luta estudantil durante o período da ditadura militar brasileira, sendo presa política e vítima de tortura durante os anos de repressão e antes de fundar o grupo Crítica Radical, em 1973. Ao lado de Jorge Paiva, Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele e outros militantes, Rosa contribuiu para a ação e reorganização dos movimentos sociais nos últimos 30 anos.
A morte de Rosa gerou repercussão entre políticos de diversos espectros políticos, que lamentaram o ocorrido e destacaram a trajetória política e social da militante.