Agregador de pesquisas O POVO: Brancos, nulos e indecisos apresentam tendência de queda
Na semana passada, pesquisa Ipespe mostrou que 68% do eleitorado já definiu em quem votará para presidente nas eleições de 2022Dados aglutinados pelo agregador de pesquisas eleitorais do O POVO apontam uma tendência de queda no número de votos brancos, nulos e indecisos ao longo dos últimos meses, conforme se aproxima o início do processo eleitoral. O percentual desse grupo, que já foi de 6% em janeiro deste ano, está na casa dos 2% neste início de junho, considerando dados das pesquisas de oito institutos selecionados pelo agregador.
Uma pesquisa XP/Ipespe divulgada na última sexta-feira, 27, mostrou que 68% do eleitorado já definiu em quem votará para presidente nas eleições de 2022. Em outubro do ano passado, o percentual apontado pelo mesmo instituto era de 44%. O Ipespe destacou que os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento.
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O Ipespe perguntou aos entrevistados: “Pelo que imagina da eleição de outubro para presidente, em que momento o senhor/a senhora acha que vai decidir o seu voto?”. Os números registrados foram os seguintes:
Decisão do voto para presidente
Já decidiu: 68%
Antes do início da campanha: 3%
Quando começar a propaganda na TV: 5%
Alguns dias antes da eleição: 4%
Após os últimos debates: 10%
No dia da eleição: 8%
Não sabe/não respondeu: 3%
Agregador de Pesquisas O POVO
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.
O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.