Pesquisa BTG/FSB: Lula lidera com 46%; Bolsonaro tem 32%, e Ciro, 9%
No levantamento de abril, Lula tinha 41% das intenções de voto enquanto Bolsonaro e Ciro registraram a mesma pontuação da atual pesquisa
09:06 | Mai. 30, 2022
Pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira, 30, projeta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira da corrida presidencial, com 46% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 32% da preferência do eleitorado e pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que aparece com 9%. Os demais nomes atingem, no máximo, 2% dos votos. Enquanto brancos, nulos, nenhum e indecisos somam 8% nas eleições de 2022.
É a primeira rodada do levantamento após o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deixar a disputa presidencial. Ele abriu espaço para a possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os partidos que encampam este projeto de terceira via são MDB, PSDB e Cidadania.
Com a saída de Doria, os resultados da atual pesquisa não são comparáveis com os da última, divulgada em abril, porque houve mudança nas opções de presidenciáveis apresentados. No levantamento de abril, Lula tinha 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro e Ciro registraram a mesma pontuação do atual levantamento.
Leia mais
Pesquisa estimulada
Lula (PT): 46%
Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Nenhum: 5%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 1%
*Felipe d'Avila (Novo); Sofia Manzano (PCB); Vera Lúcia (PSTU); Leonardo Péricles (UP); Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas, por arredondamento, não chegaram a 1% das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores, a partir de 16 anos, entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança do levantamento é de 95%. e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03196/2022.
Agregador de Pesquisas O POVO
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.
O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.