Pesquisa Ipespe: Com cenário estável, Lula tem 44%, Bolsonaro 32% e Ciro Gomes 8%
O levantamento voltado para as eleições 2022 consultou mil pessoas entre os dias 16 e 18 de maio e tem nível de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menosA terceira rodada da pesquisa Ipespe do mês de maio, voltado para as eleições 2022, mostra que o cenário eleitoral na disputa pela Presidência da República permanece estável. Segundo o levantamento, tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiram a pontuação do levantamento da semana anterior. Lula segue líder com 44% das intenções de voto na estimulada para o primeiro turno, seguido pelo atual presidente, com 32%.
Ciro Gomes (PDT) tem os mesmos 8% da última leitura, e João Doria (PSDB) oscilou de 3% para 4%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% cada, e o restante não pontuou. Indecisos, brancos e nulos somaram 8%, o menor percentual desde setembro do ano passado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Primeiro turno presidencial XP/Ipespe (estimulada):
Lula – 44%
Bolsonaro – 32%
Ciro Gomes – 8%
Doria – 4%
Janones – 2%
Tebet – 2%
Felipe d’Avila – 0%
Vera – 0%
Eymael – 0%
Branco/Nulo – 6%
Indecisos – 2%
O levantamento consultou mil pessoas entre os dias 16 e 18 de maio e tem nível de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08011/2022.
A estabilidade na pontuação de Bolsonaro, diz um trecho da pesquisa, "aparece depois de uma sequência de levantamentos em que o presidente registrava tendência de alta que se estendia desde janeiro deste ano."
A pesquisa mostra que houve estabilidade também na aprovação ao governo. Os que consideram a administração Bolsonaro boa ou ótima se mantiveram em 32%. A avaliação negativa, no entanto, oscilou um ponto para cima, indo a 52%.
Agregador de Pesquisas O POVO
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui
Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.
O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente