Moro, Kim Kataguiri e outros políticos criticam Lula por fala sobre Zelensky

Em entrevista à revista Time, Lula fez uma equivalência entre o presidente ucraniano e o presidente russo, Vladimir Putin, ao comentar o conflito entre os dois países

Nomes como Sérgio Moro (União Brasil), Kim Kataguiri (Podemos) e Alessandro Vieira (Cidadania) usaram seus perfis no Twitter para criticar fala do ex-presidente Lula (PT) sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Em entrevista à revista norte-americana Time, o petista fez uma equivalência entre o presidente ucraniano e o presidente russo Vladimir Putin.

Ao comentar o cenário da guerra na Ucrânia, que já perdura há mais de dois meses, o ex-presidente afirmou que o líder ucraniano "quis a guerra" com o país de Vladimir Putin.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Embora tenha afirmado que não conhece Zelensky, Lula afirmou que o líder ucraniano é "tão responsável quanto Putin" porque em um conflito não existe apenas um culpado. “Esse cara é tão responsável quanto o Putin (...) porque numa guerra não tem apenas um culpado (...) O presidente da Ucrânia poderia ter dito: ‘Olha, vamos deixar para discutir esse negócio da Otan e esse negócio da Europa mais para frente. Vamos primeiro conversar um pouco mais”, declarou o petista.

A fala não foi bem recebida entre políticos brasileiros que repudiaram a declaração do ex-presidente e o acusaram de fazer "defesa velada" do líder russo, assim como o presidente Jair Bolsonaro.

Lula disse ainda que foi um erro Putin invadir a Ucrânia, mas criticou a postura do Zelensky durante o conflito. "Ele quis a guerra. Se ele não quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava no México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. Estão estimulando o ódio contra o Putin. Não vai resolver! É preciso estimular um acordo", afirmou o petista.

Para o senador Alessando Vieira, "Lula vai mostrando quem é".

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro também comentou a declaração. "Lula, na entrevista na Time, culpa Zelensky, Biden e a União Europeia pela guerra na Ucrânia. Mal disfarça o seu desprezo por Zelensky e a sua preferência por Putin e por regimes autoritários. Esta é a via democrática?", provocou Moro.

"Sim, Lula! Zelensky que tem um projeto expansionista pro seu país. Ele que fica anexando territórios estrangeiros e ele que fica invadindo outros países", escreveu o deputado Kim Kataguiri.

— Daniel José (@danieljosebr) May 4, 2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ex-presidente Lula Revista Time Lula capa da Time Eleições de 2022 no Brasil Zelensky Vladimir Putin guerra na Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar