Pode votar sem biometria nas Eleições 2022?
Desde o começo da pandemia, os cadastros biométricos foram suspensos para impedir disseminação da Covid; mas, afinal, pode voltar sem biometria nas Eleições 2022?Nessas eleições de 2022, o processo de cadastramento biométrico, no qual as digitais do cidadão são coletadas para integrar o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e validar com mais segurança a identidade do eleitor, não será exigido em 2022. Confira abaixo como votar sem a biometria.
Desde 2020, quando se iniciou a pandemia do novo coronavírus, os cadastros biométricos da população foram interrompidos para coibir a disseminação e o contágio pela Covid-19. Além disso, de acordo com as informações oficiais do TSE, os equipamentos estão "sendo atualizados em prol da melhoria dos serviços ao eleitorado."
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também é esclarecido que nenhuma eleitora ou eleitor pode ser impedido de votar pela ausência da biometria. O site oficial do TSE precisou rebater boatos que circulavam nas redes sociais informando aos eleitores que só poderiam comparecer aos locais de votação quem já estivesse com a biometria cadastrada.
Eleições 2022: saiba como votar sem a biometria e quais documentos levar
Em 2021, o TSE aprovou uma resolução que estabelece os documentos que poderão ser utilizados para comprovar a identidade do eleitor no dia do voto. São eles:
- Carteira de identidade
- Identidade Social
- Passaporte
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação
Os eleitores que já tiverem feito seu cadastramento biométrico poderão também utilizar o aplicativo e-Título para se identificar nas eleições.
As próximas eleições gerais do Brasil acontecem no próximo ano e, ao mesmo tempo em que se aproxima o dia de votação nas urnas, crescem as expectativas quanto às disputas, principalmente para presidente.
Eleições 2022: qual dia será a votação?
O primeiro turno das próximas eleições está marcada para acontecer no domingo, 2 de outubro de 2022. Caso seja necessário, um segundo turno é previsto para o fim do mês, no dia 30, também domingo.
Eleições 2022: quem pode votar?
Assim como em pleitos eleitorais anteriores, cidadãos com mais de 16 anos podem votar, mas a obrigatoriedade é apenas para aqueles entre 18 e 70 anos. Quem não participar da votação e não apresentar uma justificativa aceitável deverá pagar uma multa.
Eleições 2022: quais cargos políticos serão definidos?
As eleições gerais de 2022 definirão os próximos nomes para presidente do País e governador das 13 unidades federativas. Ainda, serão eleitos os integrantes das Assembleias Legislativas, assim como do Congresso Nacional, incluindo: um terço dos 81 membros do Senado, sendo que o restante já foi definido em 2018; e todos os 513 membros da Câmara de Deputados.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente