Concurso de 2 mil vagas para professor de Fortaleza é aprovado
Profissionais aprovados serão convocados ainda este ano, conforme prevê cronograma do certame divulgado pela Prefeitura; projeto segue para sanção do prefeito José Sarto
18:02 | Abr. 28, 2022
Foi aprovado nesta quinta-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza, o concurso público para 2 mil vagas de professor da rede municipal de ensino da Capital. O projeto de lei complementar 19/2022 segue agora para sanção do prefeito José Sarto (PDT).
Serão 944 vagas efetivas de Professor de Área Específica e 1.056 vagas efetivas de Professor Pedagogo. A jornada de trabalho é de 200 horas mensais, exclusivamente no período diurno (manhã e tarde).
Para o líder do governo, Gardel Rolim (PDT), a Câmara aprovou uma das mensagens mais importantes do ano. “É a reafirmação de todo o compromisso e investimento na educação que vem sendo feito pela gestão nos últimos anos. Então estou muito feliz de participar deste momento”, afirmou.
O projeto foi enviado à Câmara no começo do mês, no dia 8 de abril. Após aprovação do Legislativo e sanção do prefeito, será elaborada a licitação das instituições responsáveis pela realização das provas e a divulgação do edital.
"Logo após aprovação do Legislativo, já publicaremos o edital de seleção. O certame é mais uma demonstração do esforço do Município em expandir a oferta de vagas e garantir a valorização profissional", informou Sarto ao anunciar que o projeto havia sido submetido à Câmara.
O cronograma do certame foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza ao Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) com algumas fases do processo de realização do exame.
As expectativas, conforme a presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, são que as provas ocorram em setembro deste ano, com a divulgação do resultado em novembro, e que a convocação seja feita em dezembro, como prevê o cronograma. O Sindicato espera que o início do ano letivo de 2023 se inicie com a atuação dos novos professores aprovados no certame.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a realização do concurso público se faz necessária para suprir a carência de profissionais na rede municipal de ensino mediante o crescimento do número de matrículas e do número de equipamentos inaugurados e a inaugurar pela gestão do prefeito José Sarto (PDT).