Voto em trânsito 2022: como votar fora da sua cidade nessas eleições?
Eleitores brasileiros têm direito de solicitar o voto em trânsito quando estiverem fora do domicílio eleitoral nos dias de votação das eleições; veja como pedirO voto em trânsito é um direito de todo cidadão morador de capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Ele permite que uma pessoa possa votar fora de seu domicílio eleitoral para Presidência da República. O edital sobre o voto em trânsito será publicado até 3 de agosto de 2022, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Voto em trânsito: como funciona
De acordo com o artigo 28 da Constituição Federal, o primeiro turno das eleições será no domingo inicial de outubro e o segundo turno (caso aconteça) no último domingo do mesmo mês. Nesse ano, 2022, acontecerão nos dias 2 e 30.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O voto em trânsito pode ocorrer em qualquer um dos dias de votação ou nos dois, mas somente haverá a possibilidade de votar nas eleições gerais, ou seja, para presidente da república. Não existe a possibilidade de voto em trânsito para prefeito e vereador.
Voto em trânsito: condições
O eleitor deve solicitar o voto em trânsito com até dois meses de antecedência. Para conseguir esse direito, é necessário estar com o título de eleitor regularizado. O processo de solicitação acontece após a divulgação do edital, no site do TSE .
Voto em trânsito: pode votar fora do país?
Os eleitores brasileiros não podem solicitar o voto em trânsito para outro país. No entanto, os que possuírem título eleitoral cadastrado no exterior e que estiverem em trânsito no território brasileiro terão direito a votar para presidente da República.
No caso de o eleitor habilitado não comparecer à seção eleitoral, ele deverá justificar sua ausência, ainda que esteja em seu domicílio eleitoral. Essa justificativa poderá ser feita pelo e-Título ou, caso necessário, pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).
Voto em trânsito altera dados eleitorais?
Não. A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou modifica dados da inscrição eleitoral. Após o período de votação, o cidadão que requisitou esse processo volta para a sua seção de origem automaticamente.