Arqueólogos irão abrir sarcófago do século 14 encontrado em Notre-Dame

Ainda não se sabe quem estava enterrado no local, porém, os objetos presentes na região sugerem ser, provavelmente, um líder religioso.

Trabalhadores que atuam nas obras de reconstrução na Catedral de Notre-Dame, em Paris, encontraram sob os escombros túmulos e um sarcófago de chumbo que datam do século XIV. A equipe estava verificando a estabilidade do solo para instalar andaimes no local, que sofreu um incêndio em 2019,  quando fez a descoberta. Segundo a “France24”, o objeto será aberto por arqueólogos em breve.

O sarcófago de chumbo estava deformado pelo peso da terra e pedregulhos que o cobriam. Os cientistas utilizaram uma mini câmera de endoscopia para investigá-lo. Registros nas redes sociais mostram tecido, cabelo e uma almofada de folhas. Ainda não se sabe quem estava enterrado no local, porém, os objetos presentes na região sugerem ser, provavelmente, um líder religioso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pesquisadores avaliam que a existência de elementos vegetais no sarcófago indica um bom estado de conservação dos achados. Os elementos deve ajudar os cientistas a entender melhor as práticas e ritos funerários da Idade Média. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sarcófago Notre-Dame Paris incêndio chumbo arqueólogos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar