Definidas as duas listas tríplices para desembargador; assista à sessão
As listas serão encaminhadas ao governador Camilo Santana, que faz a indicação dos dois escolhidos para ocupar as vagas
09:17 | Mar. 24, 2022
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) definiu nesta quinta-feira, 24, as duas listas tríplices com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) para preenchimento de duas vagas de desembargador, previstas no chamado quinto constitucional.
Os advogados André Luiz de Souza Costa, José Feliciano de Carvalho Júnior e Rosa Maria Felipe Araújo compõem a primeira das listas.
Já os advogados Everardo Lucena Segundo, José Inácio Linhares e Maria Darlene Braga Araújo Monteiro compõem a segunda lista trílice a ser encaminhada para escolha do governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Assista ao vivo:
Inicialmente composta por seis membros cada uma, somando 12 nomes, as duas listas serão reduzidas a seis nomes, juntas, e, em seguida, encaminhadas ao governador Camilo Santana (PT), que faz a indicação dos dois escolhidos para ocupar as vagas. Camilo deve concluir a escolha até o fim de março, pois deverá deixar o governo em 2 de abril para concorrer a vaga no Senado.
A primeira lista era composta por:
- André Luiz de Souza Costa (36 votos)
- Bievenido Sandro Andrade Fiúza (zero votos)
- José Feliciano de Carvalho Júnior (25 votos)
- Marcus de Paula Pessoa (19 votos)
- Moacir Augusto Meyer de Albuquerque (17 votos)
- Rosa Maria Felipe Araújo (23 votos)
A segunda lista era composta por:
- Everardo Lucena Segundo (41 votos)
- José Inácio Linhares (37 votos)
- Kennedy Ferreira Lima (8 votos)
- Maria Darlene Braga Araújo Monteiro (30 votos)
- Melissa Pereira Guará (4 votos)
- Wyllerson Matias Alves Lima (3 votos)
Na primeira lista, a presidente do TJ-CE, Nailde Pinheiro, votou nos candidatos André Costa, José Feliciano e Rosa Maria. Sobre André, disse que ele "encontra-se com maturidade suficiente e intelectual para ocupar esse tão nobre cargo de desembargador".
Ao comentar voto em Feliciano, ela exaltou sua atuação como advogado que vem "construindo seu legado dentro da advocacia nos trazendo luz e sendo um grande defensor dos seus clientes" e lembrando também que ele vem de uma família da qual ela admira a atuação jurídica.
Sobre Rosa, Nailde afirmou ser uma pessoa que "se apresenta dentro da sua simplicidade. Hoje é professora de graduação e pós e exerce sua função na advocacia com integridade. Concluo que os três estão preparados para a função", encerrou a presidente do TJ-CE.
Ao todo, dez vagas terão sido preenchidas ao final do processo de ampliação e eleição dos novos membros do Judiciário – oito da magistratura e duas da advocacia. O incremento atende a projeto de lei proposto pelo TJ-CE e aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) no ano passado.
A votação e escolha é aberta, feita por cada um dos 43 desembargadores, em sessão transmitida ao vivo pelos canais do TJ-CE nas redes sociais.