Assembleia Legislativa do Ceará aprova reajuste de 33,34% para professores da rede estadual
Retroativo a janeiro de 2022, a medida deve beneficiar mais de 51 mil profissionais, entre professores ativos, aposentados, pensionistas e temporários, estima o governo cearense
14:00 | Fev. 24, 2022
Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram o projeto de lei que estabelece o reajuste de 33,34% para os professores da rede estadual de educação. O percentual é 0,1 ponto percentual acima do que define a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, assinada no dia 4 de fevereiro pelo governo federal.
O projeto, votado nesta quarta, 23, segue agora para sanção do governador Camilo Santana (PT). No dia 9 de fevereiro, o petista anunciou a medida após reunião com a vice-governadora Izolda Cela, a titular da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Eliana Nunes Estrela, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo.
Segundo estimativas do Executivo, serão beneficiados mais de 51 mil profissionais, entre professores ativos, aposentados, pensionistas e temporários. O reajuste é retroativo a janeiro de 2022, e segue o que estipula a Lei Federal nº 11.738/2008. O acréscimo será dado na tabela de vencimentos e na atualização dos valores financeiros da PVR (Parcela Variável de Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – PVR-Fundeb).
Leia mais
-
Impasse entre professores e Prefeitura de Maracanaú permanece
-
Vereador de Iguatu chama professores de "gulosos" após pressão por reajuste; veja vídeo
-
Aumento no salário de professores do Ceará, de 33,34%, é enviado por Camilo à Assembleia
-
Com reajuste de 33,24%, professores de Uruoca podem receber salários de até R$ 4,4 mil
-
Senador Sá diz concederá reajuste de 34% a professores, acima do piso nacional, diz sindicato
-
Professores de 78 cidades do Ceará já garantiram reajuste salarial de 33,24%; veja lista
-
Sarto sanciona nesta terça projeto que garante reajuste de 33,24% para professores
-
Aumento de 33,24% para professores é sancionado em Juazeiro do Norte
-
Manifestação cobra plano de cargos para servidores públicos de Fortaleza
-
Morada Nova sugere reajuste de 6,74% a professores e passa a ser cidade com menor proposta
-
Quem é Izolda Cela, nome que se fortalece no PDT para disputar sucessão de Camilo Santana
“A educação sempre foi uma prioridade. Em decorrência dessa visão, inúmeros foram os investimentos feitos na área, seja quando procura disponibilizar, cada vez mais, a alunos e colaboradores estrutura mais adequada e ferramenta de ensino em prol de uma educação de maior qualidade, seja quando, a exemplo dos últimos anos, põe em prática uma política administrativa de valorização permanente dos professores das escolas públicas”, disse Camilo.
Para a secretária de Educação, Eliana Estrela, a aprovação reitera o compromisso com a valorização dos profissionais da educação. “O reajuste do piso é mais uma importante conquista e um justo reconhecimento para os nossos professores. Esta medida se soma a outras iniciativas para melhorar, cada vez mais, a educação do nosso estado”, afirma.
Na capital, a proposta que prevê o incremento de 22,24% ao reajuste dos professores da rede municipal de ensino foi sancionada pelo prefeito José Sarto (PDT) na última terça-feira, 22. A mensagem foi aprovada no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no dia 10 de fevereiro. A ser pago em uma só parcela, a porcentagem soma-se aos 11% concedido 11% aos servidores municipais no final de 2021, a ser pago em três parcelas.