Morada Nova sugere reajuste de 6,74% a professores e passa a ser cidade com menor proposta
Proposta foi feita pelo prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira (PT), ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade (Sindsep)A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) divulgou, nesta quarta-feira, 16, a lista de municípios que propuseram índices de reajuste inferiores à Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (11.738/2008), abaixo dos 33,24% previsto para os professores conforme portaria do governo federal. A menor proposta do Ceará foi feita pelo prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira (PT), que sugeriu 6,74% de reajuste salarial.
O valor foi apresentado pelo prefeito ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade (Sindsep) e foi recebida com muita indignação pela categoria. Segundo Glauberlene Rabelo, presidenta do Sindsep, a categoria não irá recuar. “O Piso é Lei e não iremos recuar. 33,24% de aplicação do piso e nenhum outro direito a menos”, diz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O sindicato afirma que está aberto a negociações com a gestão de Vanderley. A próxima reunião deve acontecer nesta quinta-feira, 17. Segundo a Fetamce, além de Morada Nova, em Iguatu (10,18%), Itapipoca (25%), Maracanaú (14,5%) e Maranguape (29,68%), as reposições também ficaram abaixo do valor estipulado por portaria do governo federal.
Em contrapartida, outras 51 cidades cearenses já garantiram o reajuste de acordo com a Lei do Piso. Uma delas é Fortaleza, onde o reajuste aos professores foi anunciado pelo prefeito José Sarto (PDT) no dia 31 de janeiro. A proposta foi aprovada na última quinta-feira, 10, na Câmara Municipal da capital e seguiu para a sanção do Executivo municipal.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente