Entenda a diferença entre agreste e sertão, confusão feita por Moro no Ceará
As áreas mencionadas fazem de diferentes área na região Nordeste do Brasil. Não há agreste no CearáO ex-ministro e pré-candidato a presidente Sergio Moro (Podemos) cometeu um equívoco de geografia durante a passagem pelo Ceará nesta semana. Em fala reproduzida nas redes sociais, o ex-ministro da Justiça afirmou ter ouvido de “agricultores do agreste cearense que as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a falta de chuva, de crédito e de seguro.
Ouvi de agricultores do agreste cearense que as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a falta de chuva, de crédito e de seguro. Garantir boas condições ao homem do campo e fortalecer o agronegócio, trator da nossa economia, estão no centro do nosso projeto. pic.twitter.com/u1wyY5T7DI
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 7, 2022É + que streaming. É arte, cultura e história.
O erro acontece pois não existe agreste no Ceará. O estado fica na área de Sertão, uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste do Brasil, sendo a maior delas em área territorial. A zona é caracterizada pelo clima quente e seco, onde são registrados os menores índice de chuvas de todo o Brasil.
O Agreste está localizado entra a Zona da Mata e o Sertão. Percorrendo os estados pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a zona é considerada uma área de transição, conhecida pelo clima semiárido. A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa.
O ex-juiz foi entrevistado de terça-feira, 8, no programa Jogo Político, do O POVO, e na Rádio O POVO CBN. Sergio Moro visitou o Ceará desde domingo, 6, quando chegou ao Cariri, em pré-campanha à Presidência da República nas eleições deste ano.