Cláudio Pinho, secretário dos Direitos Humanos de Fortaleza, entrega cargo para disputar eleições
O advogado foi o único. até agora, a pedir sua desincompatibilização do secretariado da equipe do prefeito José Sarto, já em olho no ano eleitoralO advogado Cláudio Pinho solicitou exoneração do cargo de titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Direito. A saída é a primeira de muitas que devem acontecer nos próximos dias, após o prefeito José Sarto (PDT) solicitar desincompatibilização dos integrantes de seu secretariado que forem pleitear cargos eletivos neste ano.
No seu perfil nas redes sociais, o prefeito de Fortaleza informou que a exoneração será publicada ainda nesta segunda-feira, 3, no Diário Oficial. "Desejo todo o sucesso nos projetos que se propuser a realizar.", acrescentou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pinho é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e foi presidente da Federação Norte-Nordeste dos Notários e Registradores. Atuou também como presidente do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi). Em 1999, ele assumiu mandato de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. De 2013 a 2020, Cláudio foi prefeito do Município de São Gonçalo do Amarante. Para 2022, ele deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
O ex-secretário também foi presidente da Federação Universitária Cearense de Esporte (Fuce) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), diretor de planejamento da Superintendência de Esporte e Turismo (Sudetur) da Prefeitura de Fortaleza e diretor de planejamento na Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETDS).
No Executivo estadual, as mudanças já foram mais profundas. Na última semana, também de olhos nas eleições, cinco secretários (quatro titulares e um executivo) pediram exoneração do Governo do Ceará. Os nomes estiveram em publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira, 30. Entre os nomes estão Mauro Filho (licenciado do Planejamento e Gestão), Zezinho Albuquerque (Cidades), Lia Gomes (secretária-executiva na Secretaria da Proteção Social), Francisco De Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior).