João Doria será o candidato do PSDB à Presidência em 2022
Doria pregou unidade do partido e dos dois postulantes em torno da candidatura dele. Pelas redes, disse que o PSDB sai fortalecido da disputa internaAtualizada às 21h33min
O governador de São Paulo, João Doria, será o candidato do PSDB à Presidência da República. Ele foi o tucano escolhido pelos filiados do PSDB para representar o partido na disputa pelo Palácio do Planalto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com 53,99% dos votos, Doria superou os correligionários Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, com quem a disputa foi mais acirrada (44,66%) e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (1,35%).
Doria pregou unidade do partido e dos dois postulantes em torno da candidatura dele, adotando tom de pacificação. No discurso após o anúncio do resultado, resgatou a memória dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Citou ainda outros tucanos históricos como os ex-governadores de São Paulo Franco Montoro, Mario Covas, José Serra e até Geraldo Alckmin, este último o mais recente candidato do PSDB à Presidência da República, em 2018, que alega ter sido traído por Doria na disputa à medida em que ele se aproximava de Jair Bolsonaro.
O futuro postulante peessedebista afirmou que eles são exemplos de "serviços inestimáveis" prestados aos brasileiros. Em outro momento da fala, se dirigiu ao pelotão de cima das pesquisas de intenção de voto, ocupado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (que se filiará ao PL).
"Trouxemos a vacina para os brasileiros, vacina negligenciada pelo Governo Federal, este governo genocida que é responsável, sim, por uma parcela desses 613 mil brasileiros que perderam suas vidas, e nós fomos buscar as vacinas e ao lado de outros governadores vacinamos milhões de brasileiros", atacou o governador.
Na sequência, disse para Lula se preparar para os debates, pois cobrará o PT pelo que definiu como a "captura do Estado no maior esquema de corrupção que se tem notícia do País."
Ao lado do vencedor das prévias, Leite endossou as palavras do correligionário. "Com absoluta tranquilidade, saberemos estar juntos para fazer enfrentamento dos reais adversários do Brasil, que são a inflação, desemprego, a fome, o baixo crescimento econômico", disse o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul.
A reportagem do O POVO procurou a assessoria de comunicação do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que, até o fechamento desta matéria, não emitiu nota sobre a vitória de Doria. Inicialmente, o empresário cearense havia se colocado como candidato nas prévias, mas retirou o nome da corrida tucana para apoiar Eduardo Leite.
Momento em que o presidente @BrunoAraujo456 anuncia a vitória do governador @jdoriajr nas prévias do PSDB. pic.twitter.com/VnqFBuZc3D
— PSDB