Elias do Sargento, do PCdoB, derrota pedetista e é eleito prefeito de Jaguaruana
Na prática, ele mantém o cargo que já ocupava, mas na condição de "prefeito em exercício"O candidato Elias do Sargento (PCdoB) foi eleito prefeito de Jaguaruana. Ele venceu Roberto da Viúva (PDT) em eleição suplementar realizada neste domingo, 7. A diferença entre os postulantes foi de 737 votos. A apuração das urnas terminou 18h44min, conforme o aplicativo Resultados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na prática, Elias mantém o cargo que já ocupava, porém não mais na condição de "prefeito em exercício". Ele era presidente da Câmara Municipal de Jaguaruana e assumiu o cargo após a chapa encabeçada por Roberto ser cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: Com todas as urnas apuradas, Elias do Sargento (PCdoB) é eleito prefeito de Jaguaruana. Ele se efetiva no cargo que ocupava há pouco mais de dez meses. A diferença para Roberto da Viúva (PDT) foi de 737 votos. pic.twitter.com/87bhe8PFKR
Roberto da Viúva foi eleito em 2020, tendo de trocar de vice durante a campanha após Tribunal de Contas do Ceará (TCE) desaprovar as contas de Bebeto Delfino (PSB). A esposa de Delfino, Flávia Façanha (PSB), ocupou então o espaço na chapa.
Façanha, porém, não deixou o cargo comissionado que ocupava na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) - no gabinete de Antônio Granja (PDT) - três meses antes do pleito, razão pela qual o TSE cassou a chapa.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), votaram nesse domingo 23,2 mil dos 26,7 mil eleitores de Jaguaruana. Em termos percentuais, a presença foi de 87,17% do eleitorado. O município teve um percentual de abstenção de 12,83% - 3,4 mil eleitores.
Mais de 450 pessoas participaram do processo eleitoral, como mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, terceirizados, servidores da Zona Eleitoral, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE.
O número total de eleitores poderia ter sido maior, de 26,9 mil. A data-limite para regularizar a situação eleitoral em Jaguaruana foi 9 de junho. Alguns eleitores irregulares não puderam votar.
Por meio da assessoria, o presidente da Corte, desembargador Inácio Cortez Neto, afirmou que o dia foi tranquilo e as ocorrências, "de simples resolução." "Estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição, em especial com a transmissão da auditoria de Votação Eletrônica, que pela primeira vez foi realizada num pleito suplementar no Ceará", adicionou.
* Atualizado às 20h47min