Manifestação de 12 de setembro contra Bolsonaro: últimas notícias de hoje, 12
A intenção dos novos atos é fazer uma ampla frente de oposição e pressionar pelo impeachment do chefe do Executivo nacional
16:52 | Set. 12, 2021
As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcadas para o próximo domingo, 12, se aproximam e deve reunir partidos de espectros políticos diversos em Fortaleza. A intenção é fazer oposição e pressionar pelo impeachment do chefe do Executivo nacional. Confira abaixo o tempo real em torno da mobilização para o ato e as últimas notícias de hoje, domingo, 12 de setembro (12/09).
O Movimento Brasil Livre (MBL), o Vem Pra Rua e o Juventude Livre organizam o super protesto contra o presidente. O ato começou a ser convocado nas redes sociais nos mês passado com a hashtag “#12SetForaBolsonaro”. Em Fortaleza, manifestantes irão se concentrar na Praça Portugal, às 15h, rumo à Avenida Beira-Mar. Organizadores convocam lideranças locais de partidos que devem aderir aos protestos a nível nacional.
O protesto também será uma resposta aos atos com pautas antidemocráticas e discursos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) por parte de Bolsonaro, que ocorreram no feriado da Independência, 7 de setembro, pelo país.
Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro: confira tudo que aconteceu
Manifestação de 12 de setembro contra Bolsonaro ao vivo: tempo real de hoje, 12
- 22h43min - Em discurso na Paulista, Ciro faz aceno ao PT ao pedir união pelo impeachment de Bolsonaro
- 20h54min - Sem participação do PT, manifestação contra Bolsonaro tem baixa adesão em Fortaleza
- 18h34min - Manifestação na Paulista: Doria faz ‘dancinha’ enquanto manifestantes xingam Bolsonaro
- 17h53min - Protesto em Brasília teve como principal bandeira impeachment de Bolsonaro
- 17h07min - Capitais registram manifestações contra o governo federal
- 16h00min - Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro em protesto na Praça Portugal
- 14h43min - Presidenciáveis e representantes da esquerda devem ir ao ato na Avenida Paulista
- 14h33min - Protestos contra presidente Bolsonaro em 6 capitais têm baixa adesão pela manhã
- 13h58min - Protestos contra Bolsonaro em cinco capitais têm baixa adesão
- 12h50min - Manifestação pró-Bolsonaro em Brasília fracassa com baixa adesão
- 12h50min - Manifestantes se reúnem em São Luís em Marcha pelo impeachment de Bolsonaro
- 11h22min - No Rio, carro prega 'nem Lula nem Bolsonaro' em meio a camisas do petista
- 07h58min - MBL e vem pra rua querem ato apartidário
Manifestação de 12 de setembro: Notícias do dia 11 de setembro
Manifestação de 12 de setembro: Notícias do dia 10 de setembro
Manifestação contra Bolsonaro em 12 de setembro: entenda movimento
Em Fortaleza, ato é organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) o Vem Pra Rua e o Juventude Livre. O chamado começou a ser feito nas redes sociais nos mês passado com a hashtag “#12SetForaBolsonaro”. O protesto também será uma resposta aos atos com pautas antidemocráticas e discursos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do presidente Jair Bolsonaro, que ocorreram no feriado da Independência, 7 de setembro, pelo país.
Antes, o grupo havia adotado o slogan “Nem Lula, nem Bolsonaro” para chamar os atos. Em nota oficial na quarta-feira 8, o MBL mudou o tom e convocou “todos os partidos, lideranças civis e agremiações, desde que respeitem a necessidade de deixarem suas pautas particulares e suas preferências eleitorais fora do ato para nos unirmos pelo impeachment”.
Em Fortaleza, manifestantes irão se concentrar na Praça Portugal, às 15h, rumo à Avenida Beira-Mar. Organizadores convocam lideranças locais de partidos que devem aderir aos protestos a nível nacional.
Manifestação do dia 7 de setembro: divisão entre partidos
O ato unificado marcado para 12 de setembro dividiu a opinião de representantes tanto da esquerda como da direita em Fortaleza. As manifestações, organizadas pelos dois movimentos, têm como objetivo unir forças para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com a participação de partidos do centro e de esquerda, além das siglas de direita.
Partidos de esquerda como o PCdoB, PDT, PSB e grupos de esquerda se uniram ao MBL para ato na capital. Com a participação de partidos do centro e de esquerda, além das siglas de direita, objetivo é criar uma frente ampla, unindo forças para pedir o impeachment do presidente. Porém, a adesão não fui unânime. PT e Psol não participarão do ato e já articulam a realização de outros atos contra o presidente da República.