CNM rebate fala de Bolsonaro sobre ação de prefeitos na pandemia: "Evitaram uma catástrofe"
De acordo com o presidente da República, a ação dos governadores e prefeitos teria sido pior do que o vírus e contra a Constituição FederalA Confederação Nacional de Municípios (CNM) rebateu, por meio de nota oficial, a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), feita nesta terça-feira, 7 de setembro, em São Paulo, a respeito das ações de prefeitos durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. A entidade reforçou que as medidas de restrição de circulação e atividades econômicas adotadas pelos gestores, mesmo com a postura contrária do chefe do Executivo federal, “salvaram milhares de vidas no Brasil”.
Durante as manifestações na Avenida Paulista, o presidente da República afirmou para seus apoiadores que a atuação dos governadores e prefeitos foi pior do que o vírus e contrária à Constituição Federal. Em resposta, a CNM ressaltou que a ação de prefeitos e prefeitas foi embasada pela Constituição e reforçada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), “já que não houve a coordenação nacional necessária para o enfrentamento dessa crise mundial e que transcende o planejamento local”, complementa a nota, que ainda faz referência à perda de mais 584 mil brasileiros em decorrência da Pandemia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A CNM também reforçou que as ações tomadas pelos gestores municipais foram determinantes para não agravar ainda mais o cenário pandêmico, pois de acordo com a entidade, as medidas “tomaram por base o cunho científico, e não posicionamentos políticos e eleitoreiros, evitando, com isso, uma verdadeira catástrofe no país'', finalizando a nota publicada em postagens do Twitter.
A CNM refuta veementemente a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, neste 7 de setembro, em São Paulo, sobre as medidas adotadas por prefeitos em relação ao enfrentamento da pandemia. pic.twitter.com/NYpTdrKVs1
— C N M (@portalcnm) September 8, 2021
A Confederação Nacional dos Municípios afirma ser uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que tem como objetivo consolidar o movimento municipalista e fortalecer a autonomia dos municípios.