Lula desembarca em Pernambuco para iniciar articulação política no Nordeste
Itinerário petista pela Região durará 11 dias e passará por seis estados: Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e BahiaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está no Nordeste. O petista desembarcou no Recife, em Pernambuco, na tarde deste domingo, 15, e começará ainda hoje agenda de articulações em busca de consolidar alianças e palanques estaduais para 2022.
O itinerário de Lula na Região durará 11 dias e passará por seis estados: Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. No Ceará, Lula tem chegada prevista para a próxima sexta-feira, 20, e deve permanecer até a segunda-feira, 23.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lula chegou ao Recife em um avião privado e veio acompanhado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O ex-presidente foi recepcionado por correligionários e posou para fotos ao lado de lideranças da legenda como o senador Humberto Costa (PT-PE), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, e do deputado federal cearense José Guimarães.
Segundo maior colégio eleitoral do País, considerando apenas as regiões, o Nordeste é uma das principais vias eleitorais entre os que disputam o Palácio do Planalto. No passado recente, a Região foi decisiva em vitórias de governos petistas. Atualmente, quatro dos seis estados que Lula visitará são governados pelo PT.
Durante a viagem, o ex-presidente, que readquiriu direitos políticos neste ano, também deve se reunir com representantes de movimentos populares e sindicais. Não há previsão de ato público.
Cheguei, Pernambuco! De volta pra casa.
Foto: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/bhWRo945Rp
O primeiro compromisso deve ser um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e a cúpula da sigla, a qual Lula julga como preferencial para estar na chapa eleitoral de 2022.
O ex-presidente deverá ser recebido para um jantar às 20h, no Palácio do Campo das Princesas (sede do governo), onde também estará presente o prefeito de Recife, João Campos (PSB), que venceu Marília Arraes (PT) no pleito municipal de 2020 com discurso antipetista.