Bolsonaro no Ceará e depois é a vez de Lula: quem vence a luta pelo Nordeste?
Ex e atual presidente visitam Ceará com uma semana de diferençaO presidente Jair Bolsonaro chega ao Ceará nesta sexta-feira, 13 de agosto, e dias depois será a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas eleições de 2014 e 2018, os eleitores da região foram a grande força do PT, decisivos para a vitória apertada em 2014 e para garantir ao menos que houvesse segundo turno em 2018. Lula trabalha para manter essa força. Bolsonaro tenta avançar nesse eleitorado. Pelo menos para redução de danos. Entre as armas, o auxílio emergencial, o anúncio da versão repaginada do Bolsa Família e indicação de um nordestino, Ciro Nogueira (PP-PI) para ministro-chefe da Casa Civil.
Ouça o podcast Jogo Político:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas forças de oposição, a maior parte da geração de governadores que irrita Bolsonaro chega ao fim dos mandatos: Flávio Dino (PSB-MA), Paulo Câmara (PSB-PE), Renan Filho (MDB-AL), Rui Costa (PT-BA), Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE) não poderão concorrer à reeleição. Conseguirão emplacar sucessores? Conseguirá Bolsonaro governadores mais simpáticos a ele?
Estes são assuntos do Jogo Político #146, que tem a participação dos jornalistas Guálter George, editor-chefe de Opinião e colunista de Política; Carlos Mazza, repórter de Política e colunista; e Érico Firmo, editor de Cotidiano e colunista de Política.