CPI da Covid ao vivo: Reverendo que negociou vacinas em nome do governo presta depoimento hoje

O reverendo Amilton Gomes conseguiu um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza o silêncio parcial durante o depoimento à CPI da Covid

09:56 | Ago. 03, 2021

Por: Vítor Magalhães
Reverendo Amilton Gomes (foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado retoma os trabalhos nesta terça-feira, 3, após duas semanas de recesso parlamentar. O reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), será ouvido e deve falar sobre sua participação na negociação de vacinas.

O foco das investigações na primeira semana de retorno segue nas negociações de vacinas para o País. A ideia é mostrar como o governo brasileiro negociou a aquisição de imunizantes por meio de intermediários. No caso de Amilton, ele negociava a venda de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca, mesmo com a farmacêutica já tendo informado que não trabalha com intermediários.

O reverendo depõe munido de um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que autorizou o silêncio parcial. Sendo assim, ele não precisa responder a questionamentos que possam incriminá-lo.

O depoimento de Amilton estava marcado para o dia 14 de julho, mas foi adiado por questões de saúde do religioso, que apresentou um atestado médico alegando problemas renais.