CPI da Covid ao vivo: diretora e sócio de empresa que intermediou compra da Covaxin depõem nesta quarta-feira
Processo de aquisição é investigado após denúncias de irregularidades em documentos e uma suposta pressão atípica a servidores da Saúde para a aprovação do contrato
09:48 | Jul. 14, 2021
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta quarta-feira, 14, a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Batista de Souza Medrades, e o sócio-presidente da empresa, Francisco Maximiano. A distribuidora de medicamentos foi apontada por atuar na intermediação das negociações do Brasil para a aquisição da vacina indiana Covaxin.
A Precisa Medicamentos atuou como intermediária entre o laboratório indiano Bharat Biotech, que produz a Covaxin, e o Ministério da Saúde (MS) na negociação de 20 milhões de doses do imunizante. O processo de aquisição é investigado devido a irregularidades no documento e uma suposta pressão atípica denunciada por servidores do MS para sua aprovação.
Medrades foi à CPI na última terça-feira, 13, mas se recusou a responder a perguntas formuladas pelos senadores devido a um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF); o depoimento foi remarcado para hoje. Além da CPI, investigam as negociações a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União.
CPI da Covid: assistir ao vivo
Você pode acompanhar as lives online e grátis na íntegra pelo YouTube da TV Senado, clicando aqui. Na TV paga por assinatura, a GloboNews, CNN Brasil e BandNews também costumam transmitir ao vivo trechos das sessões da CPI.
Uma maneira mais diferente de assistir online e grátis é na Twitch do narrador André Henning, que comenta em tempo real cada discurso. Clique aqui e confira se o narrador está comentando a live de hoje.
CPI da Covid
No dia 27 de abril, a comissão foi instalada para ações e omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. Os repasses da União feitos para estados e municípios também estão na mira dos parlamentares. Confira ao final do texto a agenda de programação das audiências.
Com a presidência do senador Omar Aziz (PSD-AM) e vice-presidência de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a relatoria dos trabalhos ficou a cargo de Renan Calheiros (MDB-AL).