Foco da CPI é investigar como o Governo incentivou imunidade de rebanho, diz Humberto Costa
Na avaliação do senador, o governo investiu na estratégia e negligenciou as medidas de distanciamento e a vacinação
17:27 | Jun. 28, 2021
Em entrevista à radio O POVO CBN, o senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da CPI da Covid, explicou que o “eixo dorsal” das investigações da comissão é apurar como o Governo Federal incentivou a imunidade de rebanho pela contaminação. Na avaliação do senador, o governo investiu na estratégia e negligenciou as medidas de distanciamento e a vacinação. A declaração foi dada durante o programa Debates do Povo, apresentado pelo jornalista Marcos Tardin, que contou ainda com as participações dos jornalistas do O POVO Plínio Bortolotti e Guálter George.
“O governo atuou conscientemente, intencionalmente, nessa de atuar na pandemia por intermédio da busca de uma imunidade coletiva por transmissão da doença”, concluiu. No entendimento de Costa, o governo assumiu esse risco: “É um crime com dolo eventual”, disse.
“Por isso que o governo sabotou as medidas de distanciamento, por isso nunca se preocupou em garantir testes, de garantir mais leitos de UTI, por isso não se preocupou com as vacinas”, relacionou.
Costa lembra ainda que a CPI vai investigar pessoas que se beneficiaram economicamente com a pandemia. “Seja pela aquisição de insumos, seja pelas empresas que venderam remédio que não tem utilidade contra a covid-19”, apontou.
Veja entrevista na íntegra: