Prevaricação: o que é o crime que Bolsonaro é suspeito de ter cometido
O crime de prevaricação teria acontecido após Jair Bolsonaro ter tomado ciência de indícios de irregularidades nas compras da vacina indiana Covaxin. Governistas defendem que presidente acionou PazuelloO crime de prevaricação, citado pelo presidente da CPI da Covid-19 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é cometido pelos servidores que não cumprem seu ofício devidamente ou demoram para cumpri-lo de propósito. De acordo com o artigo 319 do Código Penal Brasileiro, o delito teria como propósito “satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.
Conforme nota publicada no site oficial do Poder Judiciário de Mato Grosso, o crime pode ser praticado de três formas: retardando ato de ofício; deixando de pratica-lo; e, por fim, praticando-o de forma ilegal. “Se o funcionário infringe a lei ou pratica indevidamente ato ofício de maneira abusiva, porque tem em vista uma vantagem financeira, pratica o crime de corrupção passiva, e não o de prevaricação”, diferencia o órgão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Covaxin: investigações e dívidas marcam atuação empresarial; entenda o caso
+ Luis Ricardo Miranda diz ter sofrido pressões para compra da Covaxin
+ Ricardo Barros é deputado citado por Bolsonaro sobre Covaxin, diz Luiz Miranda
+ Menção a Barros repercute na cúpula da CPI: "Grande pergunta do dia", diz Renan
+ Líder do governo, Ricardo Barros deve ser convidado a dar esclarecimentos na CPI
Durante sessão na noite desta sexta-feira, 25, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de prevaricação por não ter acionado os órgãos de controle para investigar um suposto esquema de corrupção envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin.
O deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão do parlamentar, o chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, sustentam que avisaram Bolsonaro, no dia 20 de março, sobre os indícios de irregularidades. O presidente, no entanto, não tomou nenhuma providência para impedir o que foi informado, de acordo com o que defende Aziz.
Senadores governistas afirmaram que Bolsonaro acionou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para apurar o caso e que recebeu uma resposta de que não havia irregularidades. Essa versão foi sustentada hoje pelos senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Jorginho Mello (PL-SC), aliados de Bolsonaro. Pazuello, porém, foi exonerado três dias depois da reunião entre o presidente e Miranda. De acordo com Jorginho, essa informação foi repassada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.
Significado de prevaricação
O termo prevaricação vem do latim praevaricare, que significa faltar ao dever, torcer a justiça.
O que é prevaricação?
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também define o termo como “um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. De acordo com o Código Penal, a pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa. (Com Agência Estado)