CPI da Covid: senador e internautas afirmam que Mayra confundiu logo de 120 anos da Fiocruz com imagem de pênis
Nas redes sociais, comentários mencionam a possível confusão feita pela médica cearense. A Fiocruz não se manifestou sobre o assunto
17:50 | Mai. 25, 2021
A fala da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, Mayra Pinheiro, sobre a existência de um pênis inflável na porta da da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) repercutiu nas redes sociais nesta terça-feira, 25. Durante a oitiva, usuários nas redes sociais especulam que, na verdade, a imagem vista pela médica seria o logotipo de aniversário da Fiocruz de 120 anos.
A depoente foi questionada sobre isso na CPI da Covid, por causa de um áudio que circulou na internet desde o ano de 2019. "Existia um objeto inflável em comemoração a uma campanha na porta da entidade", afirmou Mayra. Questionada sobre o assunto, a Fiocruz preferiu não se manifestar. No entanto, a teoria de que o pênis seria, na verdade, o logotipo de aniversário da Fiocruz foi a mais forte entre as demais.
Veja o momento em que Mayra reafirma que viu um pênis na porta da Fiocruz:
À CPI da Covid, Mayra reafirma que viu pênis inflável na porta da Fiocruz: https://t.co/7Fs1bpCt5C pic.twitter.com/LoBlhwzRaD
— O POVO Online (@opovoonline) May 25, 2021Em 2020, a instituição comemorou seu aniversário de 120 anos com a seguinte imagem:
A figura, no entanto, faz menção à sede da instituição, em formato de castelo. A explicação chegou a ser dada durante a CPI pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). O formato fálico fez com que usuários das redes sociais vinculassem a fala de Mayra com o logo presente na campanha. Outros ironizaram a declaração da médica.
Vazou o pênis da FioCruz pic.twitter.com/GYvT6EcUBn
— Lady Day (@daiany_maciel) May 25, 2021É referência ao castelo da Fiocruz. Fica num ponto elevado, dá pra ver da rua. Icônico e bonito pra caramba. pic.twitter.com/acoIqEOLwD
— River (@luisggmello) May 25, 2021
No resto do mundo: retomada da vida quase normal sem máscaras ou preparação para novas ondas com isolamento e intensificação da vacinação.
No Brasil com 2 mil mortos/dia: discussão de remédios ineficazes e polêmica sobre existência ou não de um pênis inflável na Fiocruz.
REVELAÇÃO DO ANO NA CPI:
O pênis da Fiocruz era inflável!!!!