Tuitaço pede saída de Salles do Ministério do Meio Ambiente
Protesto virtual contra o comandante do Ministério do Meio Ambiente acontece às vésperas do Dia da Terra e início da Cúpula do Clima.O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo alvo na manhã desta quarta-feira, 21, de um tuitaço divulgado por organizações ambientais pedindo a sua saída do cargo. O ato acontece dias antes da Cúpula do Clima, que começa na quarta-feira, 22, e contará com a participação dos chefes de Estado e de Governo de 40 países.
Em meio ao crescente desmatamento da Amazônia, organizações ligadas à questão ambiental temem negociações entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Joe Biden, organizador do evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS l Cid Gomes chama Salles de "desastre ambiental" e pede saída de ministro do Meio Ambiente
Postagens com a hashtag #ForaSalles foram feitas no Twitter por nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva; o compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura; e a ativista defensora dos animais Luisa Mell. Também se posicionaram políticos da oposição, como o deputado Alessandro Molon (PSB) e o senador Humberto Costa (PT).
Junte-se ao tuitaço agora! #ForaSalles pic.twitter.com/MSUxM259eD
— Marina Silva (@MarinaSilva) April 21, 2021
Hoje é o Dia da Terra, dia de pensarmos sobre nossa responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso planeta. O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo e não podemos deixar que seja destruído pela maldade do atual governo. #ForaSalles
— Gilberto Gil (@gilbertogil) April 21, 2021
Não podemos admitir! Vms lá Brasil #ForaSalles https://t.co/7k82C9v5F0
Eu fico com as sábias palavras de Aílton Krenak: Ricardo Salles é um medíocre, subserviente, que trabalha para executar um plano danoso contra a soberania ambiental do Brasil. #ForaSalles pic.twitter.com/UYOVWqODJV
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 21, 2021
A coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e ex-candidata do PSOL à Vice-Presidência da República (2018), Sonia Guajajara, também participou do ato virtual:
Essa foto do Salles se exibindo em frente as madeiras tiradas ilegalmente da floresta me faz lembrar da "raposa cuidando do galinheiro". Vocês também lembram disso? #ForaSalles pic.twitter.com/TynkHRJ99b
O Observatório do Clima, rede de entidades da sociedade civil brasileira formada para discutir as mudanças climáticas no contexto brasileiro, listou motivos para a saída do ministro.
A - Assédio moral: desde que assumiu, Salles persegue, demite e ameaça funcionários que discordam de seus desmandos. #ForaSalleshttps://t.co/2I3TYZOBfV
Como reação ao movimento, apoiadores do governo estão divulgando mensagens a favor do ministro com a hashtag #FicaSalles. Na noite de terça-feira, 20, Salles ironizou uma convocação de tuitaço feita pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa das Florestas. “Amanhã é dia…”, postou.
Amanhã é dia ... pic.twitter.com/tVQihJdn3L
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 20, 2021