Ciro Gomes envia carta de condolências à rainha Elizabeth após morte de príncipe Philip
Na mensagem, Ciro afirma que tenta "abrir, para nosso país, um rumo alternativo capaz de ganhar amplo apoio" do povo brasileiro.
15:55 | Abr. 09, 2021
Após a morte do príncipe Philip, aos 99, na manhã desta sexta-feira, 9, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) divulgou em suas redes sociais uma carta de condolências que enviou à rainha Elizabeth II, residente no Palácio de Buckingham, na cidade Londres, no Reino Unido. Na mensagem, o ex-ministro afirma que tenta "abrir, para nosso país, um rumo alternativo capaz de ganhar amplo apoio" do povo brasileiro.
l LEIA MAIS l Reino Unido: Johnson lamenta morte de Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth
A publicação dividiu opiniões entre os usuários. Um dos usuários criticou o telegrama: "Bom, pra começo de conversa, a monarquia foi instituída a partir de uma invasão seguida de genocídio. Se vamos discutir legitimidade de regimes, temos que começar por aí". Outro lembrou: "Quem admirava o príncipe Philip no Brasil mesmo, Ciro? A "família real" herdeira do trono de lugar nenhum?
Uma página de apoio ao pedetista escreve: "Bolsonaro acabando com a nossa diplomacia internacional é ovacionado. Ciro prestando pêsames a uma idosa é massacrado".
Leia o texto na íntegra:
"Sua Majestade Elizabeth II Palácio de Buckingham London
Vossa Majestade,
Escrevo, com grande respeito, do Brasil para oferecer minhas condolências pela morte de Sua Alteza Real, o Príncipe Philip. Faço-o na condição de cidadão brasileiro que atua para ajudar a abrir, para nosso país, um rumo alternativo capaz de ganhar amplo apoio no povo brasileiro.
O Príncipe Philip era admirado por muitos no Brasil por seu compromisso com a preservação do planeta e de suas muitas formas de vida. Como guardiães das maiores reservas de água doce e biodiversidade na terra, dentro e fora da maior floresta tropical do mundo, estamos no Brasil determinados a andar na direção das esperanças do Príncipe Philip.
Queira aceitar, e transmitir a toda a família real, condolências que encontram animo no compartilhamento de um ideal.
Respeitosamente,
Ciro Gomes"