ANÁLISE. O cuscuz de Ciro Gomes e as eleições 2022
Ciro Gomes revela senso de oportunidade ao explorar polêmica de reality show em proveito próprioÉ clara a estratégia do pré-candidato a Presidência da República Ciro Gomes (PDT) nos meses que antecedem a disputa pelo comando do Palácio do Planalto: se aproximar de forma mais efetiva do grande público, utilizando dos mais variados meios. O humor é um deles, e costuma ser bastante eficaz.
O exemplo mais recente foi aproveitar uma polêmica de um reality show, no caso o BBB 21, para ganhar holofotes, likes e engajamento nas redes sociais. Pegou uma pacote de cuscuz, pediu para a esposa gravar, e lá foi o ex-governador do Ceará ensinar passo a passo ao público a fazer esse prato tipicamente nordestino, surfando em um dos assuntos que lideram os trending topics no País. O senso de oportunidade foi certeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Não sabemos se há todo um estudo de marketing político por trás dessa ação específica. Ou se Ciro, de fato, costuma se aventurar na cozinha. De todo modo, ele trilha um caminho correto na busca por mais popularidade, ao mesmo tempo em que tenta quebrar a imagem de um sujeito turrão, grosseiro, construída depois de alguns embates mais tensos, cujo registros são divulgados a torto e a direito na Internet.
Ao mesmo tempo, o ex-ministro da Integração Nacional aposta na participação em palestras, programas de rádio e TV, como forma de dar mais visibilidade a tudo que pensa sobre o Brasil de hoje e o Brasil do futuro. Às vezes, fala de forma mais técnica. Outras vezes, com um linguajar mais simples, tentando tocar a mente das elites e do povão.
Mas tudo com um só objetivo: se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro. Tenta, de todas as formas, demonstrar que tem mais competência, inteligência, sensibilidade e, claro, simpatia que o atual chefe do Executivo. Até que ponto isso se converterá em votos? Só o tempo dirá. Mas conseguir se manter na mídia e ocupar todos os espaço possíveis já é um bom passo para isso.