Eleições 2020: Glêdson Bezerra vence eleição em Juazeiro do Norte, mas candidatura está indeferida
Confira a apuração do resultado dos votos de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11), das eleições municipais de 2020 para prefeitura de Juazeiro do Norte, no interior do CearáAtualizado às 12h48min de 17/11/2020
Glêdson Bezerra (Podemos) venceu a eleição para prefeito de Juazeiro do Norte, recebendo 50.715 votos (38,18% do total), mas não é eleito. A candidatura foi indeferida na semana da eleição pela juíza Kamile Moreira Castro, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por ausência de desincompatibilização do cargo de inspetor da Polícia Civil. A decisão cabe recurso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O prefeito e candidato à reeleição Arnon Bezerra (PTB) ficou na segunda colocação com 48.079 votos (36,2%). Depois vem o candidato Nelinho (PSDB), com 25.114 votos (18,91%), Ana Paula Cruz (PSB) com 5.100 (3,84%) e Demountiex (Psol) com 3.816 votos (2,87%).
Os dados sobre o resultado da apuração para prefeito em Juazeiro do Norte foram divulgados a partir da contagem dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO
Glêdson Bezerra vota e diz sentir "abraço" dos eleitores
O candidato a prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), votou às 11 horas na Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva, com sede à rua 1º de Maio, S/N, no Bairro Limoeiro. Após a saída da urna de votação, o candidato falou que se sente abraçado pelos eleitores.
MAIS SOBRE ELEIÇÕES
Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas
Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas
Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título
ELEIÇÕES 2020: A candidatura de vereadores
Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?
Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.
Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas.
LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência