Eleições 2020: veja quem venceu em cada zona eleitoral de Fortaleza
Acompanhe o mapa com a disputa pela Prefeitura de Fortaleza por zona eleitoral. José Sarto (PDT) liderou 11 contra seis de Capitão Wagner (Pros)
20:25 | Nov. 15, 2020
Atualizado às 0h17min
O candidato José Sarto (PDT) liderou em 11 das 17 zonas eleitorais de Fortaleza, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Capitão Wagner (Pros) é quem teve mais votos em seis.
Com 100% das urnas apuradas, José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) estão definidos no segundo turno para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Juntos, os dois candidatos somaram mais de 882 mil votos
+ Veja os vereadores eleitos em Fortaleza e a composição das bancadas
Luizianne Lins (PT) ficou em terceiro com 17,76%, seguido por Heitor Férrer (SD), 4,93%, e Célio Studart (PV), 3,54%.
Na sequência, estão Renato Roseno (Psol), com 2,68%; Heitor Freire (PSL), com 1,66%, Anízio Melo (PcdoB), com 0,18%, Samuel Braga (Patriota), com 0,14% e Paula Colares (UP), com 0,07%.
Veja quem venceu em cada zona eleitoral de Fortaleza:
>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO
Até o momento, foram apuradas 105 seções de 4.573 registradas em Fortaleza e contabilizados 31.479 votos, sendo 28.545 (90,68%) a candidatos a prefeito, 1.005 brancos (3,19%) e 1.929 nulos (6,13%).
Os dados sobre o resultado da apuração para prefeito em Fortaleza serão atualizados a partir da divulgação da contagem dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que serão contabilizados a partir das 17h de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11). Segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado final das eleições para prefeito em Fortaleza será divulgado em no máximo 5 horas após o fechamento das urnas. Mais informações sobre o processo eleitoral em Fortaleza serão divulgadas neste mesmo link ao longo do dia.
Demora em atualização da apuração de votos
A apuração de votos em todo Brasil sofreu atraso. Em Fortaleza, houve demora de cerca de duas para ocorrer atualização de dados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciou por meio de nota sobre a lentidão no processo de totalização dos votos.
"Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã."
MAIS SOBRE ELEIÇÕES
Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas
Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas
Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título
ELEIÇÕES 2020: A candidatura de vereadores
Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?
Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas.
LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência
SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020
>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários
>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza
>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil
>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO
Com 100% das urnas apuradas, José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) estão definidos no segundo turno para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Juntos, os dois candidatos somaram mais de 882 mil votos