Eleições 2020: debate de candidatos em Porto Alegre tem propostas e acusações
Atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e a líder nas pesquisas Manuela D'Ávila (PCdoB) foram os principais alvos
15:20 | Out. 29, 2020
Dez candidatos à Prefeitura de Porto Alegre nas discutiram propostas e trocaram acusações durante o primeiro debate promovido pela Rádio Guaíba, Correio do Povo e Amrigs, da eleições 2020. Respeitando os protocolos sanitários e cumprindo o distanciamento social, participaram os seguintes candidatos, cujos partidos ou coligações atendem aos requisitos exigidos pela lei eleitoral: Fernanda Melchionna (Psol), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Manuela D'Ávila (PCdoB), Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Rodrigo Maroni (Pros), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD).
>> LEIA TAMBÉM: Eleições 2020 em Porto Alegre: Quem lidera pesquisas para prefeito?
O encontro, que ocorreu nesta terça-feira, 27, teve mais de três horas de duração e, conforme o avançar dos blocos, a discussão foi ficando mais acalorada. O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que concorre à reeleição, e Manuela D'Ávila (PCdoB), que está na liderança das pesquisas, foram os principais alvos.
Apesar disso, nos primeiros blocos os candidatos apresentaram propostas se eleitos. Os temas centrais ficaram em recuperação da economia no cenário pós-pandemia, a educação e a qualificação do ensino, além da discussão da gestão participativa. Com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), candidatos responderam a questionamento do presidente da entidade, Gerson Junqueira Júnior, sobre o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, referência no atendimento de traumatologia, administrado pela gestão municipal e que enfrenta deficiências. Segurança e mobilidade urbana também estiveram presentes no debate.
>> LEIA AQUI MAIS DETALHES SOBRE O DEBATE ENTRE CANDIDATOS EM PORTO ALEGRE