Aliar recuperação econômica a melhorias na Saúde: veja propostas de José Sarto, candidato à Prefeitura de Fortaleza

É a última entrevista da série de sabatinas do O POVO para candidatos à Prefeitura de Fortaleza, que começou no dia 13 de outubro

11:16 | Out. 26, 2020

Por: Gabriela Feitosa
A sabatina precisou ter tempo reduzido. Mediada por Maísa Vasconcelos, a entrevista teve participação de Henrique Araújo e Adailma Mendes, jornalistas da casa. (foto: Reprodução)

Décimo e último entrevistado da série de sabatinas do Grupo O POVO, José Sarto, é candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Aos 61 anos, Sarto é atualmente deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. O médico também já foi vereador de Fortaleza e é a aposta do atual prefeito Roberto Cláudio ao Paço Municipal. Sarto refirmou a liderança de Capitão Wagner no motim da Polícia Militar deste ano, disse compactuar ideologicamente com Camilo Santana e ressaltou que os irmãos Ferreira Gomes ainda não participaram de sua campanha por estarem doentes.  

Caso eleito, candidato garante que sua prioridade é aliar recuperação econômica à garantia de serviço de saúde de qualidade, levando em conta que a pandemia do coronavírus ainda é realidade e que suas consequências assombram o 2021 que vem pela frente. Sarto compreende que o cenário econômico atual interfere diretamente na vida da população, mas também acredita que Fortaleza tem os recursos necessários para se restabelecer. A primeira proposta apresentada na sabatina foi a criação de um programa de microcréditos, que deve beneficiar jovens e mulheres empreendedoras. "A ideia é fortalecer a economia local", disse candidato. Simultâneo à isso, Sarto quer retornar com as cirurgias eletivas, que foram paralisadas devido pandemia. 

Sarto afirma que quer se orientar pelos seguintes valores: inclusão social e redução das desigualdades, geração de emprego e renda, cidade para pessoas e participação popular, ética e transparência, responsabilidade com as finanças públicas, integração e intersetorialidade.

Parceria com Camilo Santana

 

Sarto também defende que Fortaleza seja pensada de forma apartidária - dada sua aproximação com o governador Camilo Santana e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Segundo o candidato do PDT, há uma aproximação ideológica e de projetos semelhantes entre ele e Camilo Santana e que eles são parceiros há muito tempo. Por isso, o prefeiturável tem utilizado o nome do governador na sua campanha, mesmo que a candidata do PT, partido de Camilo, seja Luizianne Lins.

"Nós temos um projeto, um time, uma equipe. Me orgulho de contribuir na Assembleia. Vejo a política que tem dado resultado", afirmou Sarto, que citou as gestões de Roberto Cláudio e Camilo como modelos. Já quando questionando sobre a não aparição de Cid e Cirdo Gomes em sua campanha, Sarto disse que é uma questão de saúde. Ciro está com coronavírus e Cid se recupera de uma bronquite.

Motim e Capitão Wagner

 

Já sobre a polêmica com candidato do Pros, Capitão Wagner, que já foi sabatinado pelo O POVO, Sarto disse que é "absolutamente verdadeiro" que o Wagner tenha liderado diretamente o motim da Polícia Militar no início deste ano. Disse ainda que, do outro lado, estava liderando um movimento na Assembleia Legislativa para não anistiar os agentes amotinados. O tema tem sido uma narrativa disputada nas Eleições 2020.

No último dia 14 de outubro, Camilo Santana escreveu nas redes sociais que Capitão Wagner “tanto liderou o motim de 2011 como teve participação direta nesse último motim, que teve clara motivação política para desorganizar a segurança do Ceará”. Dias depois, o site de Wagner rejeitou as acusações feitas por Camilo afirmando que o deputado "não tinha nenhum motivo para desejar uma paralisação de policiais, especialmente em ano eleitoral". Camilo Santana (PT) rebateu novamente o prefeiturável e afirmou: "Capitão Wagner, se não se arrepende do que fez, pelo menos assuma os seus atos".

Na sabatina da sexta, dia 23, Wagner negou novamente participação no que chamou de "movimento". Disse ainda que estava apenas "mediano os interesses da cidade" e que sempre foi contra o motim.

Você pode ler proposta de governo completa de José Sarto aqui.

Esta foi a última sabatina com os candidatos de Fortaleza. O POVO agora se concentra nos prefeituráveis da cidade de Caucaia. Você pode acompanhar pelas redes sociais e Rádio O POVO/CBN.

Sabatinas O POVO

 

O Grupo O POVO começou no dia 13 de outubro sua série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura da Capital. Dez dos 11 candidatos foram ouvidos. A ideia era entender os planos de governo para além do horário eleitoral, ajudando a população na hora da escolha.

A série chegou ao fim nesta segunda-feira, 26 de outubro, com José Sarto (PDT), que precisou adiar participação devido seu estado de saúde.

O programa tem mediação de Maísa Vasconcelos, que convida outros dois jornalistas da casa para sabatinar prefeituráveis.

Você pode ler todo o material sobre as entrevistas nesses links:

"Fortaleza mais humana": conheça as propostas de Anizio Melo, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB 

Renda básica e periferia como prioridade: veja as propostas de Renato Roseno, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

"Nem sou Lula, nem Bolsonaro: sou lúcido": veja as propostas de Heitor Férrer, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

"Fortaleza é jovem e merece alguém jovem", afirma Heitor Freire, candidato à Prefeitura de Fortaleza; veja propostas 

"1° Capital amiga dos animais": veja as propostas de Célio Studart, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

"Tem as dores e as delícias de ser PT", afirma Luizianne sobre apoio de Camilo Santana; veja as apostas da candidata para Fortaleza 

Wagner diz que se posicionou contra motim da PM em 2020; veja as propostas do sabatinado desta sexta