Pesquisa Datafolha Fortaleza: Capitão Wagner 33%, Luizianne 24% e Sarto 15%

Primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para a eleição de Fortaleza foi divulgada neste sábado, 17 de outubro (17/10) e mostra Capitão Wagner (Pros) na liderança

Primeira pesquisa O POVO/Datafolha para a eleição em Fortaleza foi divulgada neste sábado, 17 de outubro (17/10), e mostra Capitão Wagner (Pros) com 33% das intenções de voto. Ele é seguido pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT), com 24%, e por José Sarto (PDT), com 15%.

Na sequência, aparecem os candidatos Heitor Férrer (Solidariedade), com 5%, Renato Roseno (Psol), com 4%, e Célio Studart (PV), com 4%. Os candidatos Anizio (PCdoB), Samuel Braga (Patriota), José Loureto (PCO), Paula Colares (UP) e Heitor Freire (PSL) não pontuaram. 10% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo e 4% disseram não saber em quem votarão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Veja os detalhes.

Confira os números da pesquisa O POVO/Datafolha de 17 de outubro, resposta estimulada:

Pesquisa Datafolha Fortaleza estimulada
Pesquisa Datafolha Fortaleza estimulada (Foto: O POVO)

Capitão Wagner (Pros): 33%

Luizianne Lins (PT): 24%

José Sarto (PDT): 15%

Heitor Férrer (Solidariedade): 5%

Renato Roseno (Psol): 4%

Célio Studart (PV): 4%

Anizio (PCdoB): Não pontuou

Samuel Braga (Patriota): Não pontuou

José Loureto (PCO): Não pontuou

Paula Colares (UP): Não pontuou

Heitor Freire (PSL): Não pontuou

Branco/nulo: 10%

Não sabe: 4%

O Datafolha ouviu 812 eleitores de Fortaleza entre a última quarta-feira, 14, e a última quinta-feira, 15. A pesquisa foi encomendada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-09449/2020 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%.

Pesquisa espontânea

O levantamento do O POVO/Datafolha também realizou pesquisa espontânea para a eleição de Fortaleza. Nesta modalidade, não é apresentada ao entrevistado a relação dos candidatos na disputa. O dado sinaliza quais candidatos possuem preferência mais consolidada na disputa.

Confira os números da pesquisa O POVO/Datafolha de 17 de outubro, resposta espontânea:

Pesquisa Datafolha Fortaleza espontânea
Pesquisa Datafolha Fortaleza espontânea (Foto: O POVO)

Capitão Wagner (Pros): 20%

Luizianne Lins (PT): 13%

José Sarto (PDT): 9%

Célio Studart (PV): 2%

Heitor Férrer (Solidariedade): 2%

Roberto Cláudio (PDT): 2%

Renato Roseno (Psol): 1%

Outros: 5%

Não vota/não vai votar/vai justificar: 1%

Em branco/nulo/nenhum: 10%

Não sabe: 35%

Rejeição dos candidatos

A pesquisa O POVO/Datafolha também perguntou aos eleitores em quais dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum na disputa deste ano. A resposta revela a taxa de rejeição, que mostra a dificuldade de crescimento que a candidatura enfrenta na disputa. Confira os resultados:

Pesquisa Datafolha Fortaleza rejeição
Pesquisa Datafolha Fortaleza rejeição (Foto: O POVO)

Luizianne Lins (PT): 36%

Capitão Wagner (Pros): 27%

Anizio (PCdoB): 22%

José Sarto (PDT): 21%

José Loureto (PCO): 21%

Paula Colares (UP): 19%

Renato Roseno (Psol): 18%

Heitor Férrer (Solidariedade): 17%

Célio Studart (PV): 17%

Samuel Braga (Patriota): 17%

Heitor Freire (PSL): 17%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 4%

Não sabe: 5%

Análises e repercussão

Assinantes do serviço de multistreaming O POVO+ têm acesso a série de conteúdos exclusivos da primeira rodada de pesquisa O POVO/Datafolha, incluindo análises de jornalistas.

Neste domingo, às 9 horas, será realizada edição especial do programa Hora Política na Rádio O POVO/CBN (FM 95,5 ou AM 1010) para avaliação dos novos números da disputa em Fortaleza. O programa será apresentado pelo jornalista Ítalo Coriolano e contará com diversas participações.

Como está o cenário da eleição em Fortaleza?

Eleitores de Fortaleza escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro o sucessor de Roberto Cláudio (PDT) na prefeitura da capital cearense.

A continuidade do grupo do prefeito, representado na disputa por José Sarto (PDT), é desafiada hoje sobretudo pelo deputado Capitão Wagner (Pros), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro na disputa. Luizianne Lins (PT) corre com apoio do ex-presidente Lula (PT).

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

Na última segunda-feira, 12, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou pesquisa para a eleição em Fortaleza. Na quarta-feira, 14, foi a vez de o Instituto Ibope divulgar outra pesquisa sobre a disputa. As duas, no entanto, possuem margem de erro maior que o estudo do Datafolha.

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Quem lidera em outras capitais?

Em São Paulo, pesquisas mais recentes mostram Celso Russomanno (Republicanos) como líder isolado, com 27% das intenções de voto. Ele é seguido por Bruno Covas (PSDB), com 21%, e Guilherme Boulos (Psol), com 12%.

Já nas pesquisas para o Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) é líder isolado com 30% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos). Disputam o terceiro lugar as candidatas Martha Rocha (PDT), com 10%, e Benedita da Silva (PT), com 8%.

No Recife, pesquisas apontam liderança isolada na disputa de João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2010. Com 33% das intenções de voto, Campos é seguido por Mendonça Filho (DEM), com 18%, e Marília Arraes (PT), com 14%.

Em Belo Horizonte, o atual prefeito Kalil (PSD) é líder isolado nas intenções de voto, com 59% em pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 15. Muito abaixo, aparecem os candidatos João Vitor Xavier (Cidadania), com 7%, Áurea Carolina (Psol), com 3% e Bruno Engler (PRTB), com 2%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PESQUISA FORTALEZA PESQUISAS ELEITORAIS PESQUISA PREFEITO FORTALEZA PESQUISA DATAFOLHA FORTALEZA QUEM LIDERA ELEIÇÔES EM FORTALEZA QUEM VAI VENCER EM FORTALEZA ELEIÇÕES 2020 FORTALEZA ELEIÇÕES FORTALEZA 2020 ELEIÇÕES CEARÁ 2020 ELEIÇÕES PREFEITO 2020 ELEIÇÕES PREFEITOS CEARÁ 2020 ELEIÇÕES PREFEITO FORTALEZA 2020 CANDIDATOS PREFEITO FORTALEZA CAPITÃO WAGNER PROS CÉLIO STUDART PV HEITOR FÉRRER SOLIDARIEDADE JOSÉ SARTO PDT LUIZIANNE LINS PT RENATO ROSENO PSOL

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar