Eleições 2020 em Belo Horizonte: Quem lidera as pesquisas de opinião?
Em todas as pesquisas, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) é líder isolado e seria reeleito no 1º turnoEleitores de Belo Horizonte escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro se o grupo do prefeito Alexandre Kalil (PSD) continuará governando a capital mineira.
A continuidade do PSD é representada pelo próprio prefeito, que busca a reeleição. Os principais adversários do grupo são os candidatos João Vitor Xavier (Cidadania) e Áurea Carolina (Psol).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.
O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.
Kalil é líder isolado e venceria no 1º turno
Em todas as grandes pesquisas feitas até agora, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) é líder isolado e venceria a disputa ainda no primeiro turno. Em segundo lugar distante estão os candidatos João Vitor Xavier (Cidadania) e Áurea Carolina (Psol).
Ao todo, três grandes pesquisas já foram feitas para as eleições municipais de Belo Horizonte. Uma realizada pelo Datafolha (8 de outubro) e duas do Ibope/Rede Globo (2 de outubro e 15 de outubro).
Pesquisa mais recente em Belo Horizonte
Mais recente pesquisa da disputa da capital pernambucana foi divulgada em 15 de outubro pelo Instituto Ibope e previa os seguintes percentuais de intenção de voto para candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte:
- Kalil (PSD): 59%
- João Vitor Xavier (Cidadania): 7%
- Áurea Carolina (Psol): 3%
- Bruno Engler (PRTB): 2%
- Nilmário Miranda (PT): 1%
- Rodrigo Paiva (Novo): 1%
- Cabo Xavier (PMB): 1%
- Lafayette Andrada (Republicanos): 1%
- Marília Domingues (PCO): 1%
- Wendel Mesquita (Solidariedade): 1%
- Branco/Nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 9%
Quem lidera em outras capitais?
Em São Paulo, pesquisas mais recentes mostram Celso Russomanno (Republicanos) como líder isolado, com 27% das intenções de voto. Ele é seguido por Bruno Covas (PSDB), com 21%, e Guilherme Boulos (Psol), com 12%.
Já nas pesquisas para o Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) é líder isolado com 30% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos). Disputam o terceiro lugar as candidatas Martha Rocha (PDT), com 10%, e Benedita da Silva (PT), com 8%.
No Recife, pesquisas apontam liderança isolada na disputa de João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2010. Com 33% das intenções de voto, Campos é seguido por Mendonça Filho (DEM), com 18%, e Marília Arraes (PT), com 14%.
Em Curitiba, pesquisas apontam liderança isolada do prefeito Rafael Greca (DEM), com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar distante estão os candidatos Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente