Redes sociais podem ser mais determinantes na eleição de prefeito que na de Bolsonaro

Jogo Político #92 debate quem terá mais influência nas próximas eleições municipais: a TV ou as redes sociais?

Ferramentas como Whatsapp, Youtube, Facebook e Twitter foram cruciais na eleição presidencial que levou ao poder Jair Bolsonaro e podem ser ainda mais na sucessão dos prefeitos, em novembro próximo. O corpo a corpo será muito reduzido e o eleitor já está muito familiarizado com as ferramentas de interação, analisa a jornalista Tânia Alves, editora e coordenadora de coberturas do O POVO. O assunto é tema do podcast Jogo Político #92.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Tânia pondera que, na capital e nas maiores cidades, a TV ainda tem força muito grande. E acrescenta a força do rádio, muitas vezes subestimada. A jornalista aposta em um sistema híbrido, em que as várias plataformas irão construir uma decisão de voto.

Já o editor de Política do O POVO, Guálter George, acredita em uma eleição menos influenciada por fake news, em função dos esforços de instituições, do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e dos esforços das plataformas para coibirem abusos. Ele também acredita que a maior familiaridade do eleitor com as plataformas digitais o deixa menos suscetível a influências indevidas.

Um ponto que os jornalistas debaterem foi o submundo das eleições, com a boataria, o jogo sujo. A nova face dos velhos panfletos apócrifos.

Tânia reforça que será importante para o candidato ter uma postura autêntica, seja em qual plataforma for. Uma presença forçada ou artificial hoje é facilmente percebido pelo eleitor, sobretudo nas plataformas digitais.

Os jornalistas do O POVO Tânia Alves, Guálter George e Érico Firmo discutem as estratégias do marketing de campanha e a nova faceta das eleições.

E qual será a eficácia das iniciativas de plataformas e entes públicos que tentam coibir as fake news? Elas serão determinantes para definir quem administrará as cidades brasileiras?

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2020 Ceará eleições 2020 Fortaleza prefeito Roberto Cláudio Capitão Wagner candidato prefeito redes sociais eleições 2020 whatsapp eleições 2020 fake news eleições 2020 Brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar