Bolsonaro compartilha publicação de deputado cearense e postagem é flagrada como conteúdo falso

Presidente republicou imagem de André Fernandes (PSL) sobre mortes por doenças respiratórias no Ceará; O POVO realizou checagem e concluiu que postagem é equivocada

23:37 | Mai. 11, 2020

Por: Bemfica de Oliva
PUBLICAÇÃO de Fernandes foi compartilhada por Bolsonaro e marcada pelo Instagram como notícia falsa (foto: Reprodução/Instagram)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), compartilhou em seu Instagram, na noite desta segunda-feira, 11, publicação do deputado cearense André Fernandes (PSL) que foi classificada como conteúdo falso. A rede social possui uma ferramenta de verificação de fake news em parceria com agências de checagem de fatos.

A publicação tratava sobre suposta queda nas mortes por problemas respiratórios no Ceará entre 2019 e 2020. Conforme apurado por O POVO, o conteúdo está equivocado: a listagem usada pelo deputado inclui mortes por todas as doenças no ano passado, não apenas as respiratórias, e ainda há óbitos a serem incluídos na contagem deste ano. A Agência Lupa, uma das ferramentas usadas pelo Instagram para validar conteúdo com risco de ser fraudado, também verificou a publicação de André Fernandes e chegou à mesma conclusão que O POVO.

Não é a primeira vez que o presidente tem problemas em seus conteúdos nas redes sociais. Em março, Bolsonaro teve excluídos do Twitter, Facebook e Instagram vídeos no qual aparecia nas ruas, interagindo com pessoas durante a quarentena. As empresas apagaram o conteúdo pelos riscos relacionados ao coronavírus. À BBC Brasil, o Facebook classificou o vídeo como “desinformação que possa causar danos reais às pessoas".