"Candidato a prefeito de Fortaleza será do PDT", cravam Carlos Lupi e André Figueiredo

Nome do candidato governista à sucessão de Roberto Cláudio ainda não foi definido pelo partido

Mesmo com vários nomes postos como possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo grupo político ferreiragomista — e até mesmo gente de fora do PDT, como Élcio Batista, recém filiado ao PSB —, o presidente nacional pedetista Carlos Lupi afirmou que a chapa será encabeçada por um nome da legenda trabalhista.

"O compromisso é ter candidatura do PDT. O candidato a prefeito na sucessão do Roberto (Cláudio) será do PDT", crava, ao O POVO. Questionado sobre o tema, a posição do deputado federal André Figueiredo (PDT) foi a mesma.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A nível nacional, o partido fundado por Leonel Brizola (1922-2004) tem aliança programática com PSB, Rede e PV. Como já explicou o presidenciável Ciro Gomes (PDT) em outras oportunidades, um dos tópicos do acordo consiste em as legendas se unirem em torno da que estiver mais fortalecida em cada cidade brasileira, sobretudo nas capitais.

LEIA TAMBÉM | Baleado a 48 dias, Cid Gomes volta ao Senado na próxima semana

Neste sentido, Lupi afirmou que acompanha os desdobramentos em Fortaleza, mesmo que à distância. Vencer no Município é importante para os planos do partido. Em partes pelo peso simbólico, já que, além de ser a quinta maior capital do Brasil, é onde Ciro Gomes, candidato a presidente pelo partido no último pleito, mora. Fortaleza também é a principal cidade governada pela legenda hoje.

Para além dos impactos imediatos da união, o ex-ministro da Fazenda tem projeto de subir a rampa do Palácio do Planalto em janeiro de 2023. Para isso, espera ter apoio das legendas que comporão com seu partido neste ano, como outra parte natural da união de forças.

Proximidade com o PSB

Presidente do PSB no Ceará, deputado federal Dênis Bezerra afirma que a agremiação quer participar efetivamente da disputa em Fortaleza. Para sustentar o objetivo, o parlamentar se apoia em frase dita por Cid Gomes na sede do partido socialista, em evento de filiação de suplentes de vereador e ex-vereadores. "O PSB será nosso aliado preferencial nestas eleições", prometeu o ex-governador do Estado aos socialistas.

Além disso, Bezerra entende que a filiação do titular da Casa Civil do Ceará, Elcio Batista, respalda ainda mais o partido nos processos decisórios. A leitura do deputado é de que a posição de Batista durante o combate ao novo coronavírus no Ceará, postado na linha de frente ao lado de Camilo e RC, o coloca ainda mais como quadro em potencial na disputa, seja como futuro candidato ou vice na chapa governista.

"Mas tem eu, tem Odorico (Monteiro)", destaca Dênis Bezerra. Ele pondera, porém, que o momento pede foco prioritário nas medidas contra a pandemia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sucessão roberto claudio eleições fortaleza 2020 candidato pdt prefeitura fortaleza prefeito roberto claudio senador cid gomes ciro gomes carlos lupi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar